AFP / STR
O presidente recebe a líder opositora em Pequim
A opositora birmanesa e prêmio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi foi recebida nesta quinta-feira pelo presidente chinês, Xi Jinping, no segundo dia de sua visita à China, convidada pelo Partido Comunista Chinês, anunciou a agência chinesa de notícias, Xinhua.
A agência não forneceu nenhum detalhe sobre o encontro.
Trata-se da primeira visita à China da opositora birmanesa, fruto de um convite ao mais alto nível que marca uma grande guinada nas relações entre China e Mianmar.
A reunião ocorreu no Palácio do Povo, segundo a Xinhua, e a visita da prêmio Nobel da Paz 1991 terminará no domingo.
Os analistas interpretaram o encontro como um reconhecimento internacional para a líder da oposição birmanesa, cujo partido, a Liga Nacional para a Democracia (LND), aparece como o grande favorito para as eleições do fim do ano.
A China forneceu um apoio quase constante à junta militar sob a qual a opositora birmanesa passou quase 20 anos na prisão ou sob prisão domiciliar.
No entanto, desde o fim do regime militar, em 2011, as relações de China com Mianmar tropeçaram em problemas comerciais e tensões na fronteira relacionados a conflitos entre o governo central birmanês e as minorias étnicas do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário