TEN POLIGLOTA 2012 - PMDF - CBMDF |
Posted: 12 Apr 2015 04:48 AM PDT
Não farei juízo de valores sobre pessoas e fatos que não foram apurados ainda, até porque os textos escritos por si só dizem tudo. Não quero crer que pessoas que foram preparadas para exercerem funções de chefia e liderança e que estivessem na obrigação de serem o espelho de uma tropa tenham tido a capacidade de se envolverem nesse LIXO.
Porém alguns detalhes me chamaram a atenção nessas postagens:
1º) Observei que todos os prints estão, na sua maioria, xerocados e grifados com marca texto na cor amarela e nitidamente em folha A4 e foram fotografados;
2º) Envolve nomes de algumas pessoas que, segundo comentários observados em redes sociais e em conversas nos batalhões, são de relevante estima e consideração por parte da tropa, além de em seu meio terem alguns que já foram PRAÇAS;
3º) Alguém já se questionou se isso não é algo que já estava sendo investigado e vazou propositadamente para criar o clima de segregação interna (e é o que está acontecendo), ou quem sabe, uma forma de "acelerar" uma mudança interna nas cabeças que gestam a PMDF? Nada é impossível;
A verdade é que desde os episódios das manifestações dos anos anteriores, principalmente a de fevereiro de 2014, quando irresponsáveis tiveram a capacidade de ignorar a existência de cabos e soldados dentro de um Clube de Oficiais, que os gestores públicos que estiveram à frente da corporação se perderam e a liderança que pensavam ter sobre uma tropa altamente responsável e disciplinada parece ter se esvaído.
Portanto, na cabeça de alguns, porque não iniciar um processo reverso, a começar pela segregação, dando margem à aplicação dos maiores instrumentos que hora existem no meio militar que são o RDE e o CPM?
Os acontecimentos são GRAVÍSSIMOS e devem ser apurados em sua totalidade com transparência absoluta e os responsáveis punidos exemplarmente, não se permitindo, em hipótese alguma, dois pesos e duas medidas, E MUITO MENOS CORPORATIVISMO.
Cabe agora, e até mesmo por uma questão ética, ao comando da Polícia Militar se manifestar em defesa de sua tropa, que em sua maioria é constituída por PRAÇAS valorosos que dão sua vida em prol da sociedade e da instituição. Com a tecnologia em evidência, esse assunto com toda certeza já deve estar circulando em toda esfera da sociedade brasiliense e não deverá, NUNCA, ser essa a imagem que ela deverá ter de seus competentes profissionais PRAÇAS que com ela lidam todos os dias por 24 horas.
Hora de refletir e principalmente termos prudência. Chega de sermos massa de manobra.
Da redação, por Poliglota...
|
Posted: 12 Apr 2015 03:28 AM PDT
Por mais elementar que pareça a administração de nossa corporação vem há algum tempo sendo realizada de forma incomum e singular. Digo por tempo de casa que não há foco na área fim. Nossas prioridades não as básicas para um empresa que funciona voltada para a segurança pública.
Mas e o que este ponto tem a ver com a hierarquia das necessidades de Maslow? A hierarquia de necessidades de Maslow foi introduzida por Abraham Maslow e se refere de forma bem simplificada a uma pirâmide que representa uma divisão hierárquica a respeito das necessidades humanas, onde na base dessa pirâmide estão as necessidades de nível mais baixo, sendo que apenas quando estas estão satisfeitas escala-se em direção às necessidades mais altas para atingir a auto realização, que é o nível mais alto.
Na nossa Policia Militar pulamos vários degraus de nossa pirâmide de necessidades e estamos querendo alçar voos sem aprendermos a andar. Criamos uma Instituto de Ensino Superior e um Colégio para adolescentes mas não temos um Centro de tiros e academias para deixar nossos policiais aptos a combater o crime com técnica e saúde.
Não venho aqui desmerecer a importância da educação, mas nas ruas, na atividade para o qual a Policia Militar tem seu objetivo fim temos policiais que não praticam tiro há mais de 10 anos. São policiais que estão nas ruas defendendo a sociedade, mas não tem habilidade técnica nem mesmo para se defender caso se deparem com situações críticas.
Porque é tão difícil um policial hoje se preparar tecnicamente para fazer uso da força letal? Porque tanta burocracia? Tantas normas e exigências? A gestão cai em contradição quando exige do policial: notas de instrução, ambulâncias e várias outras exigências para o policial entrar no único estande de tiros da corporação quando o deixa ir para as ruas sem o mesmo cuidado.
Tais exigências citadas acima são relevantes quando tratamos de novos policiais já que estes nunca lidaram com armamentos, e neste primeiro momento são um risco para si e para seus instrutores. Agora, a gama de exigências para um policial pronto atirar são no mínimo retrogradas e cruéis com os profissionais que querem se especializar, querem treinar, mas não dispõe de meios para isso.
Nossa gestão deveria primar pelas necessidades básicas como treinamentos físicos e técnicos para depois que nossos profissionais de segurança publica estivessem prontos para o qual são pagos ai sim lhes proporcionar um plus. Até lá vamos nos ater ao básico, às necessidades primordiais para que o policial militar consiga se defender e defender a sociedade que espera dele um serviço de primeira qualidade. Depois de policiais tecnicamente preparados ai sim vamos lhes oferecer cursos de pós graduação e viagens de estudo.
Quando um policial militar erra, quem acarreta com as consequências de seu erro é apenas ele, a corporação tem seu nome nas manchetes durante alguns dias, mas quem vai realmente sofrer com as consequências é o policial militar, ele vai ser julgado, preso ou morto devido à sua falta de técnica e aprimoramento profissional. Quem briga pelo plus, por algo diferente do básico não põe os pés nas ruas há muito tempo, seja ele oficial ou praça. E é através da ação de quem dá a cara nas ruas é que conseguimos salários dignos. Não se enganem, políticos são importantes, mas é o patrulheiro nas ruas que faz a polícia militar do DF ter salários razoáveis.
Fonte: Mundo Policial Militar
|
You are subscribed to email updates from TEN POLIGLOTA 2012 - PMDF - CBMDF To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States |
Nenhum comentário:
Postar um comentário