Com a chegada do Windows 10 a Microsoft mudou a forma como testa os seus sistemas operativos. Passou a dar ao público novas versões que introduzem as novidades de forma muito mais rápida.
Com o programa Insider consegue assim ter muito mais feedback e também corrigir de forma mais rápida eventuais problemas que surjam.
As muitas builds que foram lançadas têm um período de vida limitado e as primeiras que foram lançadas estão agora a terminar a sua validade.
Não deveria ser surpresa para qualquer utilizador que a vida útil destas builds é limitada e que devem sempre actualizar para as versões mais recentes.
A própria Microsoft disponibiliza já no Windows 10 os mecanismos necessários para manter este sistema operativo, podendo o utilizador escolher em que canal de testes quer estar presente.
Mesmo com estas medidas de apoio aos utilizadores, há quem tenha resolvido não actualizar o Windows e por isso começa agora a ver mensagens de alerta para a necessidade de actualização.
As primeiras Builds do Windows terminam já no próximo dia 30 de Abril e por isso é urgente actualizar o sistema operativo para as versões mais recentes.
Caso não o tenham feito devem estar já a ver apresentada uma mensagem e o Windows deverá começar a reiniciar a cada 3 horas.
Após o dia 30 de Abril o Windows deixará simplesmente de arrancar e o utilizador ficará privado da sua cópia. A forma de resolver este problema passa apenas pela reinstalação do Windows 10, o que pode não ser o desejado.
A lista acima, disponibilizada por um engenheiro da Microsoft num dos fóruns de suporte da empresa, mostra as datas de validade das builds do Windows 10 que vão expirar brevemente.
A solução para evitar este problema passa pela actualização da versão do Windows 10 que tenham instalada, usado para isso o programa Insider.
Caso não tenham acesso à Internet devem descarregar o ISO de uma build mais recente, de preferência aúltima que tiver sido lançada, e executar o ficheiro setup.exe que está na raiz.
Caso não saibam qual das Builds têm instalada, o que recomendamos é que actualizem o Windows 10 para a versão mais recente e assim ficam com a garantia de que têm o Windows 10 a funcionar pelo menos mais seis meses sem problemas.
Provavelmente, e dada a chegada da versão final do Windows 10 já durante o verão, a totalidade deste período não deverá ser necessária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário