Digital News Initiative é o projeto do Google que une oito jornais europeus e três organizações de jornalismo. Uma parceria que, segundo o site já em funcionamento, pretende aliar "jornalismo de alta qualidade" a tecnologia e inovação. El País, Les Echos, FAZ, The Financial Times, The Guardian, NRC Media, La Stampa e Die Zeit são os oito jornais fundadores da iniciativa, a que se aliam o Centro Europeu de Jornalismo, o Global Editors Network e a International News Media Association.
O 'apoio à inovação' é uma das três áreas de intervenção da Digital News Initiative, com a Google a assegurar a criação de um fundo de 150 milhões de euros que visam apoiar, nos próximos três anos, projectos que "demonstrem novas formas de pensar a prática do jornalismo digital". Qualquer entidade que aposte na inovação do trabalho das plataformas digitais pode candidatar-se, sendo que o projeto vai distinguir os trabalhos pela sua viabilidade e potencial de impacto.
Outros dos pilares do acordo corresponde ao 'desenvolvimento de produtos', com a criação de um grupo que vai trabalhar para aumentar a audiência - e, consequentemente, as receitas - do jornalismo digital. O grupo de trabalho conta com representações de "grandes e pequenos" editores de notícias que representem as novas prioridades do setor, e que trabalhem para 'inovar' a publicidade, as aplicações e o trabalho multimédia.
Destaque-se, ainda, o objetivo apresentado pela Digital News Initiative de investir em novos recursos para os jornalistas europeus, onde se sublinha a formação para profissionais e a criação de salas de redação - o que contempla pessoal especializado em tecnologias digitais que irá trabalhar com as redações. O programa prevê ainda o financiamento, por parte da Google, de estudos que revelem as tendências de consumo de notícias na Europa, assim como da investigação académica que se dedique ao jornalismo computacional.
A iniciativa surge depois de o Google ter encerrado o Google News (serviço que agrega conteúdos dos media) em Espanha, devido à nova Lei de Propriedade Intelectual, que obriga os agregadores de notícias a pagar uma taxa como "compensação equitativa". Aos conflitos entre a Google e vários países europeus relacionados com o Google News, junta-se ainda uma investigação por suposto abuso de posição dominante no mercado, sustentada pela Comissão Europeia.
Ler mais: http://visao.sapo.pt/google-assina-acordo-com-jornais-e-organizacoes-de-media-europeias=f818041#ixzz3Yh6lk0nF
Nenhum comentário:
Postar um comentário