A data, ainda informal, é comemorada em 19 de agosto. Projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados pede a oficialização do dia
Uma corrida pedir que o Dia Nacional do Ciclista seja uma data oficial no calendário brasileiro reuniu cerca de 4 mil pessoas no percurso do Eixo Monumental/ Ponte JK. O evento foi organizado pela organização não governamental Rodas da Paz, que entregou, na Câmara dos Deputados, o texto de um projeto de lei a fim de ratificar o dia 19 de agosto como a data oficial. O dia faz alusão à morte de Pedro Davison, biólogo que perdeu a vida no Eixão em 2006, aos 25 anos, depois de ser atropelado na faixa presidencial.
O condutor do veículo que matou Pedro estava sob o efeito de álcool. Ele foi condenado por homicídio com dolo eventual depois de diversas ações da ONG, que tem como integrantes os pais de Pedro, Pérsio Davison e Beth Davison. “O projeto de lei tramitou na Câmara por dois anos, mas a deputada que entrou com a proposição não se reelegeu. Agora, entramos com um projeto para pedir o Dia Nacional do Ciclista Pedro Davison”, afirmou a coordenadora de comunicação da Rodas da Paz, Ana Júlia Pinheiro.
A corrida começou às 9h, com o evento direcionado para as crianças. Cerca de 420 ciclistas-mirins percorreram 2,5km, com largada do Museu Nacional. Os adultos percorreram 14km, fazendo a a ida e a volta do Museu até a Ponte JK.
Nenhum comentário:
Postar um comentário