sexta-feira, 4 de março de 2016

Operação da PF contra Lula é golpe midiático judicial 4 de March de 2016 por Renato Rovai

A Operação Alitheia, de busca e apreensão contra o Instituto Lula, a casa de Lula e mais dezenas de lugares de Atibaia, Guarujá, Diadema, Salvador e São Bernardo do Campo, pode levar o país ao caos.
Lula ainda é considerado em todas as pesquisas realizadas nos últimos tempos como o melhor presidente da República por 40% da população brasileira. E se ele vier a ser preso, o movimento social, provavelmente reagirá.
moro globo
Mas não haverá só o lado a favor de Lula nas ruas. As manifestações do dia 13 se tornarão imensas, pois serão vitaminadas por essa operação.
Ao que tudo indica a operação de hoje já era de conhecimento de quem conduziu o Jornal Nacional de ontem, que foi o mais longo de todo o processo de investigação da Lava Jato contra Lula, o governo e o PT.
Também parece óbvio que tem relação com o vazamento da suposta delação de Delcídio, que contou inclusive com a antecipação da edição semanal da revista que foi às bancas na quinta e não na sexta-feira.
O governo não terá muita margem de manobra nessa situação. Se vier a assumir uma posição de distância em relação ao que vier a acontecer com Lula, pode ficar completamente isolado.
Dilma terá de escolher um lado, por que o país está completamente dividido.
Como a operação também é judicial e conta com apoio de boa parte do sistema político, vai ser dada a ela uma caráter de legalidade. Mas muitos juristas, advogados e intelectuais questionarão essas medidas e atos em defesa da legalidade e de Lula pipocarão em todo o país.
O Brasil que vivia uma grave crise, entra a partir de agora numa situação limite. O resultado desse processo certamente não será nada positivo. E pode enterrar boa parte dos avanços democráticos das últimas décadas.
O juiz Sérgio Moro e a PF parecem ter antecipado suas ações para atender os desejos principalmente da Globo, que começava a se incomodar com os questionamentos que vinha sofrendo da blogosfera e de torcidas organizadas, como a Gaviões da Fiel.
Só vai dar para saber qual o resultado prático dessa operação com o tempo. Mas se não se pode descartar que ela pode ser fatal para Lula, ao mesmo tempo pode torná-lo ainda mais forte se nada vier a ser comprovado contra ele e se houver reação popular em sua defesa.
Se há muitas dúvidas em relação a essa operação da PF, uma coisa é certa, ela se trata de uma operação midiática judicial. E foi conduzida como uma novela, uma minissérie, um filme. Mas que nesse caso pode não necessariamente vai ter o final desejado pelos seus diretores. Por que a realidade é sempre mais complexa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário