domingo, 16 de novembro de 2014

Vilhena: SAAE esclarece dúvidas sobre a taxa do resíduo sólidos

Publicada em 15/11/2014 - 10h19min   /  Autor:  assessoria
Vilhena: SAAE esclarece dúvidas sobre a taxa do resíduo sólidos
O SAAE apresentou também o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Vilhena (PLAMRESOLV)
 


Hoje, pela manhã, 14, realizou-se no auditório da Prefeitura Municipal de Vilhena, Audiência Pública organizada pelo Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE) para apresentar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Vilhena (PLAMRESOLV).


Foram indicados os investimentos já executados como a Implantação do Aterro Sanitário em Vilhena, bem como a recuperação ambiental do antigo Lixão, as ações para destinação correta dos Resíduos Sólidos (lixo) Recicláveis e também as dificuldades presentes nesse processo, e os investimentos que ainda serão implantados, como a coleta seletiva, organização dos antigos Catadores como Recicladores e o processo para implantar de reciclagem em Vilhena.


Patrícia Paz esteve presente apresentar a estrutura da empresa Paz Ambiental, premiada internacionalmente, e também relatar o comparativo da coleta e destinação de resíduos nos países que visitou através das premiações do SEBRAE, ONU e Revista Cláudia.

Como representante da empresa Reciclar, Jorge Rabello Teixeira levou materiais plásticos recolhidos dos resíduos da Vilhena, que são reciclados e transformados pela empresa em subprodutos para a criação de mangueiras, conduítes e sacolas plásticas. Também relatou sua experiência pessoal com coleta seletiva e a riqueza que os resíduos sólidos geram, informou ainda que somente a RECICLAR hoje gera mais 50 empregos na cidade.


Também ficou claro à população o custo da coleta, transporte, transbordo e destinação dos resíduos, as formas legais e estruturais de como a Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos foi implantada e qual a destinação do valor arrecadado.


Os Vilhenenses presentes puderam fazer questionamentos ao final da audiência, apresentando dúvidas e exemplificando situações e sugestões que necessitam de adequação do sistema de coleta, dúvidas sugiram apenas na forma como o cálculo da Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos está sendo aplicada em nosso município, sendo esclarecido pelo Dr. Thiago Holanda, subprocurador do município, que mostrou o respaldo legal e jurisprudencial da forma de cobrança da taxa de resíduo sólidos.


O SAAE se propôs ainda em estudar caso a caso dos moradores que apresentarem inconsistência em suas cobranças, ainda falou da criação do sistema da Moeda Verde, onde, os vilhenenses que aproveitarem resíduos com reciclagem e compostagem, poderão ser beneficiados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário