sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Telemóveis estão a provocar "pescoço de SMS"

Telemóveis estão a provocar "pescoço de SMS"

Postura típica de quem utiliza o telemóvel para jogar ou enviar mensagens está a provocar lesões na coluna e até na capacidade pulmonar. Especialistas norte-americanos chamam-lhe "text neck". Médicos portugueses já estão a ver lesões deste tipo, mas ainda só nas mãos.
 |
 Última atualização há 21 minutos
Utilizadores de telemóveis passam, em média, duas a quatro horas diárias com má postura, 700 a 1400 horas por ano
Utilizadores de telemóveis passam, em média, duas a quatro horas diárias com má postura, 700 a 1400 horas por ano /  Antóni Pedro Ferreira
Inclinar a cabeça, aproximando o queixo do peito, dezenas de vezes ao dia para olhar para o telemóvel para jogar, ver o correio eletrónico ou enviar mensagens exerce uma carga nas vértebras cervicais que pode ir até aos 25 quilogramas. É quase o mesmo do que passar várias horas a transportar uma criança de oito anos à volta do pescoço. Lesões como o desgaste precoce das vértebras ou uma degeneração da coluna são uma das consequências, a que os especialistas norte-americanos chamam "text necks" (pescoços SMS).
O estudo - publicado na revista Surgical Tecnology International e no jornal "The Washinton Post" - , que o "Público" divulgou, revela que a inclinação do pescoço não é inócua. A 15 graus correspondem 12 quilogramas e aos 60 a pressão atinge os 27 quilos. O problema surge com a curvatura continuada. No documento é estimado que os utilizadores dos modernos telemóveis passam, em média, duas a quatro horas diárias com má postura, ou seja, 700 a 1400 horas por ano. 
"Trata-se de uma epidemia, ou, pelo menos, algo muito comum. Basta olharmos à nossa volta, toda a gente tem a cabeça para baixo", salientou ao jornal americano o autor, Kenneth Hansraj, de uma clínica em Nova Iorque especializada em coluna. O médico não defende que as novas tecnologias sejam banidas, no entanto, recomenda que todos façam um esforço para olhar para os telemóveis sem dobrar o pescoço.
Em Portugal os especialistas estão informados sobre as possíveis lesões - que investigadores norte-americanos referem ir além do esqueleto, por exemplo interferindo com a capacidade pulmonar e até com a parte neurológica - , mas ainda não estão a receber doentes com "pescoço SMS". No entanto, já tratam lesões da mão associadas aos movimentos feitos para utilizar o telemóvel. "Já tratei algumas tendinites da mão que tinham a ver com o teclar constante ou com os jogos", disse ao Expresso o diretor da Ortopedia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Fernando Fonseca.
As lesões mais comuns são, ainda assim, passíveis de prevenir. Basta algum exercício físico regular. O próprio autor do estudo dá conselhos. 

Como fortalecer a postura
1. Virar a cabeça para a esquerda e para direita várias vezes
2. Fazer força com a cabeça contra as mãos, para a frente e depois para trás
3. Colocar-se na ombreira da porta, esticar os braços e empurrar o peito para a frente   


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/telemoveis-estao-a-provocar-pescoco-de-sms=f900258#ixzz3KM1EUq34

Nenhum comentário:

Postar um comentário