Luaty Beirão, 33 anos, ativista e músico, conhecido no meio artístico como Ikonoklasta ou Brigadeiro Mata Frakuzx, está em greve da fome em Angola há 21 dias. As autoridades angolanas não deixam o rapper receber visitas. Apenas a mãe tem autorização para o visitar.
O site Rede Angola escreve que o Luaty já perdeu mais de 10 kg desde que iniciou a greve da fome. O irmão do rapper confirma que o músico e ativista está muito debilitado e que chegou a desmaiar. A situação é grave e desde terça-feira que não consegue beber água devido a sentir o estômago a arder.
Luaty Beirão chegou a ser transferido no início deste mês para o hospital-prisão de São Paulo, mas, segundo a família, regressou à cadeia de Calomboloca. Os familiares mostraram-se indignados afirmando que Luaty não realizou qualquer exame médico.
Ao longo dos últimos dias Na passada quinta-feira, 8 de Outubro, realizou-se uma vigília de Solidariedade com Luaty Beirão (ver fotos). A vigília realizou-se na Igreja da Sagrada Família, em Luanda.
A Amnistia Internacional Portugal tem uma petição online , com o título "Greve de fome em protesto por detenção arbitrária" onde apela que integridade física de todos os activistas seja respeitada e que a perseguição e intimidação de ativistas de direitos humanos no país termine.
Várias figuras públicas portuguesas fizeram questão de mostrar a sua solidariedade nas redes sociais através da hashtag #liberdadejá .
Ler mais: http://visao.sapo.pt/luaty-beirao-quem-o-rapper-que-esta-em-greve-de-fome-e-preso-em-luanda=f833143#ixzz3oFt61dNW
Nenhum comentário:
Postar um comentário