domingo, 25 de outubro de 2015

Em corrida emocionante, Hamilton passa Rosberg no fim, vence GP dos EUA e é tri na F-1

Hamilton e Rosberg no GP dos EUA: acabou a briga pelo título
Hamilton e Rosberg no GP dos EUA: acabou a briga pelo título
A Fórmula 1 está mais uma vez no braços de Lewis Hamilton. Neste domingo, em corrida emocionante e definida apenas nas voltas finais, o piloto da Mercedes aproveitou uma bobeada do companheiro Nico Rosberg para assumir a liderança da prova, vencer o Grande Prêmio dos Estados Unidos e sagrar-se tricampeão da F-1.
A matemática para o britânico comemorar o tri era simples: terminar em uma posição que garantisse nove pontos de vantagem sobre o alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, e dois sobre Rosberg.
No fim, ele conseguiu o que precisava no limite: venceu, viu Rosberg terminar na segunda posição e Vettel ser o terceiro.
Com mais uma taça na estante, Hamilton iguala outros grandes nomes da história da categoria: Ayrton Senna, Nelson Piquet, Jack Brabham, Jackie Stewart e Niki Lauda, todos tricampeões.
Com isso, ele chegará mais relaxado para o próximo GP, no México. A prova acontecerá já no próximo domingo, dia 1 de novembro, no Autódromo Hermanos Rodríguez e terá 71 voltas.
LARGADA
O GP dos Estados Unidos já teve emoção logo na sua primeira curva. Largando em segundo, Hamilton foi agressivo e partiu para cima de Rosberg, que saiu da pista e caiu de primeiro para quinto.
A confusão após o sinal verde deixou "vítimas". Felipe Massa tocou no carro de Fernando Alonso e ficou com o carro avariado - o espanhol viu um dos seus pneus furarem. Felipe Nasr foi outro que não fez uma boa primeira arrancada: foi tocado pelo companheiro Marcus Ericsson e teve que ir para os boxes trocar o bico.
Valtteri Bottas, por outro lado, também sofreu e teve que trocar o bico logo n o começo. Sua participação durou até a sétima volta, quando abandonou. Will Stevens, da Manor, o acompanhou, assim como Romain Grosjean, da Lotus, com problema nos freios.
ROSBERG, HAMILTON E...VETTEL
Na 15ª volta, Daniel Ricciardo, da Red Bull, conseguiu ultrapassar Hamilton para assumir a ponta da prova. O australiano segurou a ponta por sete voltas, até ser ultrapassado por Rosberg. E sua vice-liderança também não durou muito: três voltas depois, ele viu Hamilton - que havia parado nos boxes e caído para oitavo - deixa-lo na terceira posição.
Com isso, a briga da primeira curva virou novamente a briga do campeonato, com as duas Mercedes nas primeiras posições. Após o safety car ficar por cinco voltas na pista por causa do abandono de Marcus Ericsson, a corrida recomeçou.
Rosberg disparou e conseguiu abrir uma vantagem sobre o companheiro de equipe. Atrás dele, Hamilton se estabilizou na segunda posição e Sebastian Vettel se recuperou e assumiu a terceira colocação.
No fim da corrida, após novo safety car, Rosberg parecia ter a situação controlada quando errou. Na 49ª volta, a seis do fim da prova, ele saiu da pista e permitiu que Hamilton reassumisse a liderança. Sem errar, o britânico garantiu o tri.
OLHO NOS BRASILEIROS
Após ser um dos pivôs da primeira bandeira amarela da corrida com o toque em Alonso, Massa, que havia largado em sétimo, não durou muito. Ele carregou sua Williams até a 24ª volta, quando parou no pit-stop - e, de lá, não saiu mais.
Nars, 17º no grid, fez grande corrida de recuperação. Após ficar nas últimas colocação na maior parte da prova, ele - que fez cinco pit-stops - arrancou para terminar na nona posição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário