O presidente do Banco Central da China (PBOC), Zhou Xiaochuan, afirmou que o "processo de correção" nas bolsas chinesas já quase terminou e previu "estabilidade" no mercado financeiro a partir de agora.
Zhou tentou assim enviar uma mensagem de tranquilidade na cúpula do G20 em Ancara, depois que seus membros manifestassem suas preocupações sobre a situação na China, conforme publicou neste domingo (6) o órgão emissor em seu site oficial.
Em encontros com ministros de Finanças e governadores de bancos centrais das 20 principais economias do planeta, Zhou lembrou as medidas implementadas pelo governo para deter a queda das bolsas e garantiu que estas políticas ajudaram "a prevenir riscos sistemáticos".
Com relação ao iuane, Zhou assinalou que a moeda chinesa está perto de se estabilizar e insistiu que não há razão para uma desvalorização persistente.
A situação da economia chinesa centrou o debate do G20 na Turquia, que terminou com um comunicado do grupo dos 20 neste sábado no qual as principais economias se mostraram esperançosas em poder acelerar o crescimento econômico global, apesar de que suas expectativas anteriores não tenham se cumprido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário