sexta-feira, 1 de maio de 2015

ZyCoo UC510: Aprenda a realizar as primeiras configurações

O ZyCoo UC510 é router wireless e wired mas também uma central telefónica que foi especialmente concebida para funcionar como IP PBX para pequenas empresas e também em ambientes domésticos.
Depois de termos feito uma breve apresentação desde interessante e poderosos equipamentos, hoje vamos ensinar como realizar as configurações básicas.
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O ZyCoo UC510 oferece uma interface web muito intuitiva para a gestão de todas as funcionalidades. Além disso, este equipamento tem também um servidor SSH que nos permite remotamente proceder a várias configuração e também a execução de scripts.

Como aceder à Interface de Gestão

Para acederem à interface de gestão do equipamento, basta que liguem um cabo do vosso PC a uma porta LAN do equipamento e acedam ao endereço 192.168.1.1 (Nota: A configuração no PC deve ser atribuída via DHCP).  O acesso poderá também ser realizado via interface wireless. As credências de acesso  (de fábrica) são:
  • Username: admin
  • Password: admin
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Após a autenticação com sucesso, somos de imediato alertados que devemos proceder à alteração da password que vem de fábrica.
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A alteração da password pode ser facilmente realizada acedendo a System > Administration > Managmente depois em Adminstrator Settings
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Uma vez alterada a password vamos explorar o menu PBX onde temos os sub-menus:
  • Extensions
  • Inbound Control
  • Advanced
  • Report

Extensions

Com uma interface baseada no popular Asterisk, a criação de extensões é um processo bastante simples. Para criar uma extensão basta que carregue em New User (É possível criar utilizadores em “massa” carregando em Batch Add Users).
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Dentro da interface de criação de uma nova extensão/utilizador, o utilizador pode decidir se pertente uma extensão com suporte para o protocolo de SIP ou IAX2. Depois é necessário que defina o número da extensão a criar, indique a respectiva password da extensão e mais um conjunto de opções que iremos analisar em outros artigos.
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Dentro do SubMenu Extensions é ainda possível criar Trunks (VoIP Trunks ou FXO Trunk) e Outbound Routes (podendo ser definido um conjunto de Dial Patterns/regras e a respectiva sequência de Trunks criados).
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No Submenu Inbloud Control estão disponíveis as seguintes opções:
  • Inbound Routes
  • IVR
  • IVR Promps
  • Call Queues
  • Ring Groups
  • Black List
  • Time based Rules
Tal como o nome sugere, as Inbound Routes permitem-nos criar rotas de entrada no iPBX.
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“Aguarde por favor… Vamos transferir a sua chamada”, ouvir o pressionar de uma tecla, aguardar ao som de um toque musical são certamente sons e expressões que já todos ouvimos em algum ponto do passado, provavelmente até já ouvimos hoje e pela a evolução que se constata vamos continuar a ouvir. Tudo isso é possível definir na opção IVR.
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Os Ring Groups são também bastante importantes uma vez que nos permitem criar um número e associar vários números. Por exemplo,  ligando para a extensão 640, as extensões 800, 803 e 807 devem tocar  em simultâneo ou de acordo com a acção definida. Caso ninguém atenda a chamada para 0 640 poderá ser automaticamente reencaminhada para o 802.
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E por hoje é tudo. Num próximo artigo vamos continuar a explorar a interface Web para depois ensinarmos a implementar um pequeno cenário. Alguma dúvida ou questão não hesitem em questionar via zona de comentários.

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