O ZyCoo UC510 é router wireless e wired mas também uma central telefónica que foi especialmente concebida para funcionar como IP PBX para pequenas empresas e também em ambientes domésticos.
Depois de termos feito uma breve apresentação desde interessante e poderosos equipamentos, hoje vamos ensinar como realizar as configurações básicas.
O ZyCoo UC510 oferece uma interface web muito intuitiva para a gestão de todas as funcionalidades. Além disso, este equipamento tem também um servidor SSH que nos permite remotamente proceder a várias configuração e também a execução de scripts.
Como aceder à Interface de Gestão
Para acederem à interface de gestão do equipamento, basta que liguem um cabo do vosso PC a uma porta LAN do equipamento e acedam ao endereço 192.168.1.1 (Nota: A configuração no PC deve ser atribuída via DHCP). O acesso poderá também ser realizado via interface wireless. As credências de acesso (de fábrica) são:
- Username: admin
- Password: admin
Após a autenticação com sucesso, somos de imediato alertados que devemos proceder à alteração da password que vem de fábrica.
A alteração da password pode ser facilmente realizada acedendo a System > Administration > Managmente depois em Adminstrator Settings
Uma vez alterada a password vamos explorar o menu PBX onde temos os sub-menus:
- Extensions
- Inbound Control
- Advanced
- Report
Extensions
Com uma interface baseada no popular Asterisk, a criação de extensões é um processo bastante simples. Para criar uma extensão basta que carregue em New User (É possível criar utilizadores em “massa” carregando em Batch Add Users).
Dentro da interface de criação de uma nova extensão/utilizador, o utilizador pode decidir se pertente uma extensão com suporte para o protocolo de SIP ou IAX2. Depois é necessário que defina o número da extensão a criar, indique a respectiva password da extensão e mais um conjunto de opções que iremos analisar em outros artigos.
Dentro do SubMenu Extensions é ainda possível criar Trunks (VoIP Trunks ou FXO Trunk) e Outbound Routes (podendo ser definido um conjunto de Dial Patterns/regras e a respectiva sequência de Trunks criados).
No Submenu Inbloud Control estão disponíveis as seguintes opções:
- Inbound Routes
- IVR
- IVR Promps
- Call Queues
- Ring Groups
- Black List
- Time based Rules
Tal como o nome sugere, as Inbound Routes permitem-nos criar rotas de entrada no iPBX.
“Aguarde por favor… Vamos transferir a sua chamada”, ouvir o pressionar de uma tecla, aguardar ao som de um toque musical são certamente sons e expressões que já todos ouvimos em algum ponto do passado, provavelmente até já ouvimos hoje e pela a evolução que se constata vamos continuar a ouvir. Tudo isso é possível definir na opção IVR.
Os Ring Groups são também bastante importantes uma vez que nos permitem criar um número e associar vários números. Por exemplo, ligando para a extensão 640, as extensões 800, 803 e 807 devem tocar em simultâneo ou de acordo com a acção definida. Caso ninguém atenda a chamada para 0 640 poderá ser automaticamente reencaminhada para o 802.
E por hoje é tudo. Num próximo artigo vamos continuar a explorar a interface Web para depois ensinarmos a implementar um pequeno cenário. Alguma dúvida ou questão não hesitem em questionar via zona de comentários.
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