quarta-feira, 27 de maio de 2015

Problema no iPhone permite que SMS trave o celular Mensagem mistura caracteres e símbolos de vários idiomas. Apple ainda não criou uma solução definitiva.

Internautas publicaram no site "Reddit" nesta terça-feira (26) que uma mensagem específica, ao ser enviada via SMS para um iPhone, é capaz de travar o celular e fazer com que ele reinicie. Mesmo após o aparelho ser reiniciado, o aplicativo de mensagens continuará travado.
A Apple ainda não criou uma solução definitiva para o erro, que ocorre inclusive nas versões mais novas do iOS. Para que a tela de mensagens própria do iPhone volte ao normal, quem Receber o "torpedo bomba" precisa pedir a alguém para que lhe envie um novo SMS ou dar um jeito de enviar um SMS para o mesmo contato que fez a "brincadeira". Como o Messenger estará travado, deverá recorrer a outros aplicativos, como a galeria de fotos. Usar a Siri também é eficaz.
O problema
A mensagem problemática tem caracteres especiais latinos, símbolos arábicos e termina com um ideograma chinês. Não está claro se o erro acontece por causa do conteúdo específico da mensagem ou se é a combinação de idiomas diferentes no mesmo texto que causa o travamento do aparelho.
No Reddit, internautas confirmaram a eficácia de uma mensagem que começa com as palavras "effective. Power" (eficaz, energia/força, em inglês) e termina com "‏冗", ideograma que significa "supérfluo" ou "inútil". No entanto, outros usuários do site apontaram que as palavras em inglês não precisam ser essas – basta que os caracteres arábicos e símbolos sejam colocados em uma linha diferente dos caracteres latinos.
Apple
Não há indícios até o momento de que o erro poderia causar um dano maior ao aparelho, como o roubo de dados ou a instalação de apps não autorizados. A única consequência confirmada é o travamento e, posteriormente, a impossibilidade de usar o app de mensagens.
G1 entrou em contato com a Apple para saber quando a empresa pretende atualizar o sistema. Até a publicação deste texto, a empresa não respondeu. No Twittter, o usuário "@iGadgets__" afirmou que entrou em contato com o suporte da Apple e que a empresa estaria trabalhando em uma atualização para corrigir o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário