Os primeiros carros a contarem com o sistema operacional da Google próprio para automóveis começaram a aceitar os comandos no Android Auto ainda nesta semana. O pioneiro na plataforma será o Sonata, produzido pela fabricante sul-coreana Hyundai, que está sendo comercializado desde o ano passado. Entretanto, apesar de já estar sendo vendido desde 2014, a atualização em cargo de habilitar as funcionalidades do software específico criado pela gigante de Mountain View só será iniciada no final de maio, permitindo a sincronização facilitada entre gadgets ao automóvel.
Android Auto foi apresentado na Google I/O, conferência da companhia dos Estados Unidos que reune centenas de desenvolvedores interessados em trabalhar com os ambientes virtuais da mesma, sendo introduzido ao mercado de softwares como a solução para a comunicação entre smartphones, tablets e afins aos carros, habilitando diversas opções rápidas e fáceis ao motorista. Todavia, para isso acontecer é necessário que os arquivos da criadora do sistema operacional sejam embutidos no automóvel, participando de uma extensa lista de marcas que já são parceiras do projeto.
As funcionalidades contidas no ambiente virtual especializado no mundo automobilístico são inúmeras, basta sincronizar seu aparelho para atender chamadas, receber rotas de navegação, reproduzir vídeos, executar e controlar as músicas da biblioteca, pesquisar informações sobre o trânsito, ligar para um contato, enviar ou receber mensagens, tudo sem precisar da interação visual com a tela do celular ou tablet. É um novo método de deixar o carro mais esperto, acompanhando o rápido progresso do segmento de telefonia móvel justamente com objetivo de criar um ecossistema entre os eletrônicos.
Hyundai Sonata, por si só, já é um veículo bem tecnológico, contando com sensor de estacionamento, computador de bordo com tela de 7 polegadas sensível ao toque, oito airbags e um sistema de frenagem que evita deslizes. Felizmente, é possível adquirir uma unidade do modelo em território brasileiro, saindo pela 'bagatela' de R$ 120 mil. Os felizardos que puderam desembolsar tal quantia para levá-lo para casa podem esperar ansiosamente pela atualização nesta semana da fabricante sul-coreana que levará o Android Auto da Google aos seus painéis. E não se esqueçam de contar a experiência quando isso acontecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário