Loja em São Paulo é o primeiro ponto de venda da Microsoft na América do Sul
Na última quarta-feira (29), a Microsoft inaugurou a primeira loja na América do Sul com a marca da empresa. O plano é chegar a 100 estabelecimentos até o fim de 2016, por meio de revendedores franqueados que antes operavam com a marca Nokia, comprada pela Microsoft.
Os franqueados, que já vendiam celulares da Nokia/Microsoft, agora vão oferecer também produtos e serviços da empresa, como licenças para o Office 365, créditos de ligações do Skype e assinaturas Xbox Live Gold, serviço online do videogame Xbox.
“O objetivo é levar toda a experiência Microsoft para os pontos de venda e mostrar a convergência entre os dispositivos que rodam os sistemas operacionais Microsoft – o smartphone, o tablet e o PC”, diz Cármine Silvestri, diretor-geral da divisão de Mobile Devices da Microsoft no Brasil, em entrevista a INFO. “O plano é que a gente cresça com os revendedores atuais e com novos parceiros.”
As primeiras 50 lojas são estabelecimentos de revendedores que já operavam com a marca da Nokia, presentes em 13 estados. Até junho, os espaços serão reformados para ganhar o novo visual da Microsoft. A primeira loja foi inaugurada no Shopping Eldorado, em São Paulo. Em alguns locais, a empresa vai instalar sensores Kinect. Eles identificam qual aparelho o consumidor está experimentando e mostram informações sobre o modelo em um monitor.
A seguir, leia os principais trechos da entrevista com o executivo da Microsoft.
Como será a expansão das lojas Microsoft no Brasil?
No momento, o que estamos fazendo é remodelar mais de 50 pontos de venda que eram da Nokia, que estão hoje em mais de 13 estados no Brasil. Estamos transformando-os em lojas Microsoft. A primeira fica no Shopping Eldorado, em São Paulo (inaugurada na quarta-feira, 29). Então todos os pontos de venda que temos vão virar pontos Microsoft.
Eles têm formato de quiosques ou de lojas?
Nós temos os dois. Temos quiosques e temos lojas. E eles são operados num modelo de revendedores autorizados. Ou seja, nós trabalhamos com dois parceiros franqueados que detêm mais de 50 pontos de venda nos principais shoppings centers em 13 estados.
Que tipo de remodelação será feita?
O objetivo é levar toda a experiência Microsoft para os pontos de venda e mostrar a convergência entre os dispositivos que rodam os sistemas operacionais Microsoft – o smartphone, o tablet e o PC. Além de vendermos os smartphones Lumia Microsoft, vamos vender outras soluções, como Office 365 e assinaturas Xbox Live Gold. Então, as lojas terão toda a formatação de marca Microsoft, com o logotipo, cores e mobiliário da empresa. É uma reforma completa. Além disso, a gente traz uma inovação única. Algumas dessas lojas vão usar o Kinect para oferecer uma experiência melhor dentro da loja. No momento em que o consumidor tira o smartphone da prateleira, o Kinect reconhece o modelo e mostra, em um monitor, imagens, dicas e características daquele celular. Isso não existe em nenhum outro lugar. E também usaremos o Kinect para mapear a jornada do consumidor dentro da loja, para identificar suas preferências e como ele se comporta.
A experiência do Kinect estará disponível nas 50 lojas?
Não. Vamos começar aos poucos, mas teremos nas principais lojas.
As lojas terão serviços para configurar aparelhos ou tirar dúvidas?
Nossos vendedores são consultores também. Então, todo consumidor, quando ele adquire o smartphone na loja, é ajudado pelo vendedor a configurar o aparelho. Ele vai ajudar a configurar os e-mails, a migrar os contatos. E ele ainda mostra como funcionam os serviços Microsoft, como o OneDrive. Na própria loja, a gente oferece esse tipo de suporte.
A mudança faz parte de alguma estratégia de marketing mais ampla, para mostrar às pessoas que a Microsoft também é uma marca celulares?
Sem dúvida. Uma vez que a Microsoft comprou a Nokia Devices e a Nokia tinha lojas aqui no Brasil, naturalmente isso passa por um rebranding. A mudança está alinhada com essa nova comunicação de que a Microsoft tem, de oferecer smartphones próprios, que são os Lumias. Até o final de junho, o plano é justamente fazer o rebranding para esses mais de 50 pontos de vendas atuais. E, depois, nós vamos expandir. O objetivo é chegarmos a mais de 100 pontos de venda até o final de 2016. Praticamente, vamos mais do que dobrar o que temos hoje.
É a primeira vez que a Microsoft tem um ponto de venda no Brasil?
É a primeira loja Microsoft na América do Sul. Claro, nosso modelo é de revendedores autorizados, mas é, sem dúvida, a primeira loja com a marca Microsoft.
Qual é o investimento para realizar essa remodelação e expansão?
Sobre investimento, a gente não pode falar. Mas com certeza é um investimento importante, dado que o Brasil é um mercado extremamente importante para a estratégia da Microsoft. O Brasil é um dos cinco maiores mercados da Microsoft. E esse canal de lojas é muito importante também. Estamos investindo no Brasil justamente para fortalecer a nossa presença no mercado.
Vocês têm planos de adotar um modelo de loja própria como nos Estados Unidos, nesta expansão?
Por enquanto a gente não tem o que comentar sobre isso. O objetivo neste momento é seguir expandindo o modelo de franquias.
Com os mesmos parceiros, a Águia Telecom e Nextop?
A Águia Telecom e Nextop são dois parceiros importantes e o objetivo é que a gente cresça com eles e com novos parceiros. Como disse, hoje a gente está presente em 13 estados. A ideia é crescer para outros estados, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país. E com certeza a gente terá novos parceiros também. Os parceiros atuais crescerão e teremos novos parceiros também.
Como os 50 pontos estão distribuídos nos 13 estados?
Eles estão basicamente na região Sudeste para cima. A gente está no Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Distrito Federal e Sudeste. No Sudeste, estamos mais no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. E São Paulo a gente tem um ponto de venda, que é a loja do Shopping Eldorado. E pretendemos expandir no estado de São Paulo também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário