- 18/10/2017
Os militares são parte do povo brasileiro
Caros amigos
Uma nação só amadurece por “ensaio e erro”. Ela tem que fazer e errar, pagar pelo erro e com ele aprender alguma coisa.
A tutela militar, em 21 anos, não conseguiu produzir a maturidade necessária para o povo brasileiro. Basta verificar quantas das pessoas que se alinharam ao movimento das “diretas já”, hoje, sentem saudade do Regime Militar. Elas aprenderam que eram felizes e que não sabiam!
A “imensa maioria [do povo brasileiro] é manipulável” e a simples mudança de manipulador não muda a sua condição de imaturo. Isso só se dá com o tempo e este só pode ser reduzido pela ação da educação, aplicada em todo o espectro do seu significado: conhecimento, cultura, moral, ética, respeito, valores, princípios…
Esse processo exige a participação de todos os que já amadureceram e que foram apresentados à verdade e à realidade, porque, assim como a mentira é capaz de contaminar as mentes e os corações para o mal, a verdade os contamina para o bem!
As FFAA valorizam muito o que chamam de “lições aprendidas”. Do Regime Militar foram tiradas muitas lições, particularmente, dos erros e enganos cometidos por todos os protagonistas do período e repeti-los não poderá ser mais considerado como erro, mas como burrice!
Diante do caos em que vivemos, os pilares que orientam as atitudes dos militares – legalidade, legitimidade e estabilidade – devem ser interpretados de duas formas. A primeira é que os militares atuarão sempre dentro da legalidade e com legitimidade, evitando, a qualquer preço, contribuir para a instabilidade. A segunda é que, se por qualquer razão, alheia à vontade ou às atitudes dos soldados, a estabilidade for perdida, isto legitimará e tornará legal uma ação militar visando a restaurar aqueles pilares.
O tempo dos militares é semelhante ao tempo de Deus, porque, embora não sejam perfeitos e onipresentes como Ele, eles acompanham de perto TUDO o que acontece no País e têm os dados que precisam para definir o momento de intervir para corrigir os erros que todos nós – inclusive eles – temos cometido. Eles não podem nem querem deixar de ser parte do Povo brasileiro!
Gen Bda Paulo Chagas
<iframe src=”https://www.facebook.com/plugins/post.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fpaulo.chagas.98%2Fposts%2F10208245698139346&width=500″ width=”500″ height=”539″ style=”border:none;overflow:hidden” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true”></iframe>
Nenhum comentário:
Postar um comentário