domingo, 15 de novembro de 2015

Tem um 1.6 TDI do grupo VW? Solução para emissões testada amanhã 14:38 Alexandre Frade Batista alexandre.batista@economico.pt

Alteração implicará mudanças no motor, obrigando à imobilização dos automóveis durante dias, conta jornal alemão.  Autoridades deslocam-se à pista de testes da VW para aferir qualidade da solução.  
Tem um 1.6 TDI do grupo VW? Solução para emissões testada amanhã
É já amanhã que a Volkswagen vai apresentar às autoridades alemãs a solução para eliminar o ‘software’ que manipula as emissões de óxidos de azoto num dos motores abrangidos no escândalo das emissões. Este envolve 11 milhões de automóveis em todo o mundo. No motor 1.6 diesel deverá ser necessário trabalho mais profundo que no 2.0 TDI, conta o Süddeutsche Zeitung.
De acordo com o jornal alemão, as autoridades terão a resposta de como será resolvida a manipulação das emissões de óxidos de azoto nos cerca de 10 modelos da Audi, Seat, Skoda e VW equipados com o 1.6 TDI.
A comissão indigitada pelo governo de Merkel inclui cientistas, responsáveis da autoridade federal dos transportes e especialistas do Ministério dos Transportes, que terão ao dispor um automóvel com motor 1.6 TDI para realizar testes na pista da Volkswagen. Estes responsáveis terão de ficar convencidos de que não há alterações ao género de condução que o automóvel proporciona face ao que existia antes de ser reparado. Uma metodologia que já foi adoptada aquando da apresentação da solução para o 2.0 TDI.
Além de alterações de software, a readaptação do 1.6 TDI às normas europeias ambientais incluirá ainda alterações mais profundas no próprio motor, pelo que os clientes – portugueses incluídos – deverão ter de prescindir dos seus automóveis durante alguns dias, indica o jornal alemão.
Até ao momento, as autoridades germânicas estão “muito bem impressionadas” com o trabalho desenvolvido pela Volkswagen, noticia o Süddeutsche Zeitung, que indica ter havido no 2.0 TDI alteração apenas do software.
Em falta ficará ainda uma solução para o 1.2 TDI, a versão diesel em que menos unidades estão afectadas: cerca de 200 mil automóveis, num total de 8,5 milhões que na Europa foram vendidas com este motor, com o 1.6 ou o 2.0 TDI. O prazo limite dado pelas autoridades alemãs para a apresentação da solução para o 1.2 TDI é o final do mês, altura em que a Volkswagen deverá ter uma unidade de ensaio à disposição das autoridades germânicas.
Além destes três motores diesel, também unidades a gasolina já foram envolvidas no escândalo da manipulação de gases levada a cabo pela Volkswagen, neste caso na manipulação de dióxido de carbono. Esta envolve 800 mil carros que, além de poluírem mais, consomem combustível acima do anunciado aos clientes e ao mercado.
Entretanto, o presidente da marca Volkswagen já veio garantir que do escândalo da manipulação de emissões não são de esperar novas surpresas. Herbert Diess, em entrevista à agência DPA, garantiu ainda que não haverá cortes entre os trabalhadores permanentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário