terça-feira, 17 de novembro de 2015

François Hollande e Kerry se reúnem nesta terça em Paris Secretário norte-americano de Estado desembarcou em Paris. França, EUA e rússia devem se unir para derrotar o Estado Islâmico (EI).

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, desembarcou em Paris na noite desta segunda-feira (16). Ele deve se encontrar na manhã desta terça (17) com o presidente da França, François Hollande.
Kerry reforçará o apoio dos Estados Unidos à França, na luta contra o terrorismo. Na frente da Embaixada dos EUA na capital francesa, ele disse que seu país e a França não são apenas amigos e sim uma família.
O chefe de estado francês deve se reunir com o americano Barack Obama e o russo Vladimir Putin nos próximos dias para pedir que os dois países somem forças e passem a trabalhar juntos para derrotar o Estado Islâmico.
Hollande receberá o secretário de Estado americano no Palácio do Eliseu, quatro dias após os mais sangrentos atentados já cometidos na França desde a Segunda Guerra Mundial.
O encontro está previsto para acontecer às 9h40 (6h40 no horário de Brasília).
Ao longo da visita do secretário de Estado, que não foi divulgada com antecedência por questões de segurança, Kerry "reafirmará o compromisso dos EUA com nossa forte relação com a França", disse seu porta-voz, John Kirby.
  •  
3 VALE ESTE - Ataques terroristas em Paris deixam mortos; houve explosões e há reféns (Foto: Arte/G1)Arte / G1
John Kerry estava em Antalya, na Turquia, onde participou da cúpula do G20. "Estados Unidos e França não são apenas amigos, somos uma família", afirmou Kerry, que também se reunirá com o ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius. "Vamos derrotar o Daesh [acrônimo em árabe para o EI] e todos que compartilharem sua ideologia desprezível, e vamos continuar a mostrar compaixão pelos que procurarem abrigo da violência deflagrada pelos terroristas", completou.
"Vamos lutar para garantir que o mundo que os nossos filhos vão herdar seja rico em amor e pobre em ódio", insistiu Kerry. Ele descreveu os militantes do EI como "monstros psicopatas".
Segundo Kerry, os ataques não mudaram os planos das autoridades americanas - incluindo o presidente Barack Obama - de participar da Conferência de Paris sobre o Clima, a COP21, no final do mês.
"Não vamos mudar nosso rumo, ou cancelar nossos planos, incluindo nossos planos para irmos juntos a Paris no final desse mês para a conferência do clima das Nações Unidas", completou, ressaltando que "o presidente Obama me disse o quanto ele está ansioso para estar aqui e ser parte desse momento importante".
"Sobre a Cidade-Luz nunca haverá obscuridade. A História assim testemunha, Paris conheceu tempos ainda mais sombrios. E os superou", ressaltou. "Viva a França e a amizade com os Estados Unidos", declarou.
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário