segunda-feira, 17 de novembro de 2014

SBM Offshore não participará mais de licitações da Petrobras; apesar disso, contratos em andamento não serão suspensos.

SBM Offshore não participará mais de licitações da Petrobras; apesar disso, contratos em andamento não serão suspensos

Agência Brasil
A presidenta da Petrobras, Graça Foster, confirmou, nesta segunda-feira (17), que a empresa holandesa SBM Offshore, com quem mantém contratos de locação de plataformas, confessou ter pago propina a funcionários da estatal para conseguir contratos. A empresa estrangeira, no entanto, não indicou a quem subornou, tampouco os valores da operação, destacou Graça Foster, que garantiu: daqui para frente, a companhia não poderá mais participar de licitações da estatal.
Alan Sampaio / iG Brasília
Graça Foster em audiência: ela diz que SBM não indicou a quem subornou e quanto pagou
A Petrobras tinha instalado uma Comissão Interna de Apuração para investigar a denúncia, à época em que surgiu, em fevereiro, e incluiu viagens aos Estados Unidos e à Holanda. Porém, não conseguiu comprovar ilegalidades. Nesta segunda, em entrevista para justificar o adiamento da divulgação do balanço contábil, a presidente da Petrobras revelou que após o término das investigações internas se deparou com uma prova irrefutável do suborno.
“A presidente recebeu uma ligação e uma carta, onde (sic) a SBM dizia que recebeu informação do Ministério Público holandês sobre os tais depósitos em contas na Suíça. De imediato, isso é uma prova avassaladora. É a própria empresa dizendo que tem essa informação [do pagamento de propina]”, disse o diretor de Exploração e Produção, José Formigli.
Com base nas informações, classificadas de “provas irrefutáveis de não conformidade”, apesar do desempenho considerado excepcional da SBM pela própria Graça Foster, as companhias não celebram mais contratos entre si. “Assim que soube, imediatamente, imediatamente mesmo, informamos à SBM que ela não participaria de nenhuma licitação conosco enquanto não fosse identificada a origem, nome de pessoas que estavam se deixando subornar”, frisou. Os oito contratos que já estão em andamento, no entanto, não serão suspensos, esclareceu ela.
Veja fotos da Operação Lava Jato:

Nenhum comentário:

Postar um comentário