EUA e Irã intensificam esforços para fechar acordo nuclear histórico
O chanceler iraniano cancelou os planos já anunciados de que voltaria à capital de seu país para ter discussões de primeiro escalão na véspera do prazo, relatou a mídia iraniana, mas a razão da mudança de curso não foi esclarecida de imediato.
Mais cedo, autoridades dos EUA e da França declararam que Kerry e o ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, iriam voltar a Paris ainda nesta sexta-feira depois da reunião com Zarif, e que Kerry e Fabius devem retornar a Viena durante o final de semana.
Uma fonte a par das conversas disse à Reuters que Zarif recebeu um documento das potências delineando os princípios essenciais de um possível acordo para retirar as sanções a Teerã tendo como contrapartida a imposição de limites ao programa nuclear.
Diplomatas ocidentais afirmaram à Reuters no começo desta semana que a proposta esboçada pelos EUA e mostrada ao Irã em conversas preparatórias em Omã no começo do mês pedem que o país reduza o número de centrífugas de enriquecimento de urânio para 4.500, bem abaixo das 19 mil que Teerã tem instaladas atualmente, e das quais cerca de 10 mil estão em operação.
(Reportagem adicional de Parisa Hafezi, Louis Charbonneau e Fredrik Dahl)
Nenhum comentário:
Postar um comentário