By
Posted on 8 novembro, 201
6
6
As famílias que moram no Horto formam um comunidade centenária que remota aos tempos da fundação do Jardim Botânico pelo Imperador D. Pedro II. Os ancestrais dessas pessoas foram residir nessa localidade, vizinha ao Jardim Botânico, em razão de terem sido convidadas por D. Pedro II para trabalhar cuidando do citado parque público que deu nome ao bairro. Para que isso ocorre-se de forma eficiente, era necessário que os trabalhadores residissem nas proximidades do local.
Ocorre que a região hoje é uma das mais valorizadas do Rio de Janeiro e para piorar a situação, a comunidade é vizinha da sede das Organizações Globo. Sabe-se que essa empresa que, em muito lembra, um tumor cancerígeno para o Rio de Janeiro vem comprando terrenos na área com intuito de expandir suas instalações jornalisticas e a pequena comunidade centenária é um obstáculo a essas pretensões. Inclusive ontem, dia 07/08, o jornal da Globo News chegou ao disparate de dizer que as pessoas começaram a se instalar ao lado do Jardim Botânico em meados dos anos 80, mentira deslavada publicada por um veiculo que realiza um jornalismo de característica dúbia e perniciosa.
Um dos motivos alegados pela campanha da Globo é de que os moradores prejudicam o Jardim Botânico em razão dos dejetos produzido pelas casas, premissa essa totalmente falsa, a pequena comunidade ajudou a construir o Jardim Botânico e sempre viveu em total harmonia com o equilíbrio ecológico do local. O que não é dito pela empresa, é que a maior causa do desmatamento da floresta são as grande mansões, construídas ao arrepio da lei e que são em sua maior parte propriedades pertencentes a grandes empresários de famílias fidalgas ligadas aos Marinho, donos da Rede Globo e que se acham proprietários do Rio de Janeiro, encarando o Jardim Botânico como seu quintal particular.
A luta da comunidade agora se dá pelas vias judiciais, numa clara desvantagem para os modestos moradores que ali residem, visto que além de terem que enfrentar uma grande empresa de comunicação, ainda sofre com as remoções promovidas pelo maior lacaio dos interesses econômicos que é o Estado brasileiro. Ontem ocorreu mais uma remoção, dessa vez de uma casa construída há 95 anos atrás. A Associação de Moradores da Comunidade do Horto publicou um texto nas redes solicitando apoio a população. Ao todo são 521 famílias vivem no local.
Reproduzimos o texto a seguir:
“As famílias do Horto, no Rio de Janeiro, estão mais uma vez ameaçadas. Cerca de 300 policiais militares chegaram hoje(ontem, dia 08/07) por volta de 7hrs na comunidade para a remoção.
Os moradores se organizaram para impedir a ação. Nesse momento(ontem, dia 07/08), moradores e apoiadores estão em frente à casa, enquanto advogados buscam a defesa dos moradores ameaçados, que não tem para onde ir.
O Horto é uma comunidade centenária, situada ao lado do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e ligado à sua história. Os primeiros moradores trabalhavam lá, e muitos receberam terras para moradia de administrações anteriores. As ameaças de remoção vem de interesses poderosos, das áreas ricas que cresceram no entorno, da Rede Globo, que ocupa também áreas de forma irregular, e da administração do parque. O Jardim Botânico move centenas de ações individuais contra famílias, e muitas já foram julgadas, contra o direito à moradia da comunidade. A justificativa é o interesse ambiental, e a defesa de um perímetro do Jardim Botânico, que nunca foi oficializado e recentemente avança sobre as áreas de moradia.
Os moradores apresentaram em 2008 um projeto de regularização fundiária, desenvolvido pela FAU UFRJ, em pareceria com a Secretaria do Patrimônio da União – SPU. Os moradores lutam pelo reconhecimento da ocupação como um todo e do seu histórico (contra o tratamento judicial individual), e pela regularização fundiária a que tem direito.
No momento, um oficial de justiça tenta cumprir à força mais um mandado de despejo, sem que seja dada alternativa à família. Os moradores resistem coletivamente.
Acompanhe pelo Facebook: https://www.facebook.com/Comissão-de-Moradores-do-Horto-814343481960780/?fref=ts
Ajude a divulgar!”
Ajude a divulgar!”
Assista os vídeos realizados pelos cineastas da Mídia Independente Coletiva em apoio a comunidade do Horto:
Matéria do CMI sobre a recente remoção:
Nenhum comentário:
Postar um comentário