sábado, 7 de novembro de 2015

Saiba como ajudar os atingidos por rompimento de barragens em Mariana Duas barragens se romperam e causaram enxurrada em distrito da cidade. Buscas já foram retomadas na região; bombeiros confirmam uma morte.

Movimentação de pessoas na Arena Mariana, complexo esportivo em Mariana (MG), para onde estão sendo levados os desalojados após rompimento da barragem de rejeitos de mineração no distrito de Bento Rodrigues (Foto: Lucas Prates/Hoje em Dia/Estadão Conteúdo)Movimentação de pessoas na Arena Mariana, complexo esportivo em Mariana (MG), para onde estão sendo levados os desalojados após rompimento da barragem de rejeitos de mineração no distrito de Bento Rodrigues (Foto: Lucas Prates/Hoje em Dia/Estadão Conteúdo)
A Prefeitura de Mariana divulgou locais que estão recebendo doações para ajudar os atingidos pelo rompimento de duas barragens no distrito de Bento Rodrigues, na Região Central de Minas Gerais. Os interessados devem se dirigir ao centro de convenções do município, na Avenida Getúlio Vargas, e à Câmara Municipal de Ouro Preto, na Praça Tiradentes, no Centro da cidade histórica.
Os desabrigados das áreas atingidas pela lama após o rompimento de duas barragens nesta quinta-feira (5) estão sendo levados para o ginásio Arena Mariana, complexo esportivo do município localizado no Bairro Vila Aparecida.
A prefeitura está pedindo doações de água mineral, produtos de higiene pessoal, roupas íntimas, toalhas, pratos, copos e talheres descartáveis. Para mais informações sobre as doações, acesse osite da Prefeitura de Mariana.

A Cruz Vermelha e a Arquidiocese da capital também anunciaram locais para recebimento de doações. O primeiro órgão informou que vai receber donativos na Alameda Ezequiel Dias, 427, no Centro de Belo Horizonte. Segundo a Arquidiocese, a entrega pode ser feita na Rua Além Paraíba, 208, no bairro Lagoinha, na Região Noroeste da capital.
O Bolão Santa Tereza também está recolhendo donativos para as vítimas. O local de entrega dos donativos é Praça Duque de Caxias, 288, no bairro Santa Tereza.
O secretário de Defesa Social de Mariana, Brás Azevedo, disse que a situação no local é muito grave e há riscos de mais desmoronamentos. A orientação para os moradores que deixam Bento Rodigues é que sigam até o distrito de Camargos, que é mais alto e mais seguro.
Segundo a prefeitura, o distrito de Bento Rodrigues tem cerca de 600 moradores, em 200 imóveis. Mas como outras localidades podem ter sido atingidas pelo mar de lama, a estimativa é de 2 mil pessoas afetadas.
Distrito foi tomado pela lama após rompimento de barragens em Minas. (Foto: Reprodução/Globocop)Distrito foi tomado pela lama após rompimento de barragens em Minas. (Foto: Reprodução/Globocop)
O desastre
O rompimento de duas barragens na unidade industrial de Germano, localizada entre os distritos de Mariana e Ouro Preto, a cerca de 100 km da capital Belo Horizonte, causou uma enxurrada de lama, que inundou várias casas no distrito de Bento Rodrigues. Uma pessoa morreu no hospital.
Em nota divulgada pela empresa no fim da tarde, a informação era de que apenas a barragem de Fundão havia desabado. No comunicado, publicado por volta das 23h, Vescovi explica que a barragem de Santarém também se rompeu. O acidente destruiu o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana.
Até as 23h desta quinta-feira, o Corpo de Bombeiros de Ouro Preto, que tem uma equipe trabalhando nas buscas, havia confirmado uma morte e 15 desaparecidos. A vítima seria um homem que teve um mal súbito no momento que as barragens romperam – a identidade dele ainda não foi divulgada.
O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Mariana (Metabase) afirma que entre 15 e 16 pessoas teriam morrido e 45 estão desaparecidas. Porém, ainda não há um balanço oficial de vítimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário