Um grupo de voluntários resgatou cães e gatos em Bento Rodrigues, distrito de Mariana, na Região Central de Minas Gerais, nesta sexta-feira (6), após o rompimento das barragens da mineradora Samarco. “A população não abandonou os animais. As pessoas que conseguiram sair (andando ou em carros de resgate) levaram os animais”, disse a veterinária Carla Sássi, de Conselheiro Lafaiete.
Formado por estudantes, veterinários, bombeiros civis e membros da Associação Ouropretana de Proteção Animal (Aopa), o grupo de voluntários passou a madrugada na base policial montada próximo ao distrito e teve a entrada permitida por volta das 7h30, de acordo com Carla. “Infelizmente, muitos equinos e bovinos vieram a óbito”, disse a veterinária.
Ao todo, cerca de 50 animais foram resgatados. Carla disse que 32 deles, salvos por seus próprios donos, foram vacinados, vermifugados e receberam anti-pulgas. O grupo conseguiu retirar mais de 15 cães e gatos do lugar nesta manhã. A maior parte dos bichos foi identificada por seus donos ainda na base policial. Aqueles que não conseguiram abrigo foram levados para o canil de Mariana, onde também receberam cuidados.
Dois cachorros em estado mais delicado foram levados para uma clínica veterinária na cidade de Ouro Branco. “Um estava soterrado, repleto de barro, só conseguimos fazer o atendimento inicial no local, estava muito debilitado”, descreveu a veterinária. No outro, da raça poodle, ela identificou uma infecção nos olhos. Ambos foram medicados, limpos e irão para adoção.
“Dez cães mais ariscos e quatro ou cinco gatos não conseguimos resgatar. Colocamos ração e vasilhas de água [em áreas não atingidas] e vamos retornar na segunda-feira”, contou Carla Sássi. A ideia dos voluntários é fazer um mutirão de castração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário