O rompimento de uma barragem de uma mineradora no distrito de Bento Rodrigues, entre a cidade de Mariana e Ouro Preto, na região central de Minas Gerais, deixou, nesta quinta, um cenário de destruição na região. A lama arrastou caminhões, encobriu casas e deixou pessoas soterradas e ilhadas, segundo relatos de moradores ao Corpo de Bombeiros de Ouro Preto.
Ainda não havia confirmação oficial do número de vítimas do acidente até a publicação desta reportagem. O secretário de Defesa Social de Mariana, Brás Azevedo, disse ao siteG1 que a situação é muito grave e há riscos de desmoronamentos. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Mariana (Metabase), entre 15 e 16 pessoas teriam morrido e 45 estão desaparecidas. Cifras variadas de vítimas eram citadas na imprensa local.
O Hospital Monsenhor Horta, de Mariana, que está recebendo os feridos, informou que uma pessoa morreu, e que outras quatro já receberam atendimento e passam bem, segundo o jornal Estado de Minas. O Corpo de Bombeiros disse que algumas pessoas ilhadas foram resgatadas por um helicóptero.
O acidente ocorreu por volta das 16h desta quinta na Barragem do Fundão que pertence à mineradora Samarco e fica a 25 km de Mariana e a 100 km de Belo Horizonte. Em nota, a empresa, uma joint venture da Vale com a australiana BHP, confirmou o rompimento, ocorrido na mina Germano. “A organização está mobilizando todos os esforços para priorizar o atendimento às pessoas e a mitigação de danos ao meio ambiente”, afirmou. A Samarco afirmou ainda que não é possível, neste momento, confirmar as causas e extensão do ocorrido, bem como a existência de vítimas.
Tanto a empresa como a prefeitura de Mariana pediram que as pessoas deixem o local e “que não haja deslocamentos de pessoas para o local do ocorrido, exceto as equipes envolvidas no atendimento de emergência”. O Ministério Público de Minas Gerais instaurou inquérito nesta tarde para investigar as causas e responsabilidades no rompimento da barragem.
A Samarco produz principalmente pelotas de minério de ferro _produz 30 milhões de toneladas anuais, segundo informação do site da empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário