Esqueça-se a poupança de energia ou as questões ambientais. O DogTV, o canal para cães foi pensado para entreter os cães quando os donos estão fora de casa. Dizem os especialistas que os bichos se sentem sozinhos, aborrecidos e ansiosos. Para os donos que ficam de consciência pesada por deixar o animal de estimação todo o dia entregue a si próprio, eis que está encontrada a solução (o canal é pago e custa €4,99 por mês).
Foi na feira mundial de audiovisual, em Cannes, que Pedro Costa, diretor do canal em Portugal, se cruzou com a "novidade" surgida há três anos nos Estados Unidos. O estudo da empresa GFK sobre o número de lares com cães em Portugal justificou a aposta. "Mais de metade possuem, pelo menos, um animal de estimação, um caso atípico em relação aos restantes países da Europa, onde a média ronda os 30 por cento". Desenvolvida por especialistas em comportamento animal, a programação funciona por blocos (quem já viu o BabyTV reconhece-lhe o formato), alternando entre imagens de cães a brincar, a correr atrás do dono ou de focinho ao vento, fora da janela do carro. E que "dizem" que é hora de relaxar, brincar ou recordar bons momentos. Tudo adaptado à visão e audição dos cães e filmado do "seu" ponto de vista. 
Cinema  para cães
O filme Deus Branco, de Kornél Mundruczó, que se estreia para a semana nas salas de cinema não foi feito para "cão ver". Mas a história da sua produção levou a que a SOS Animal, em conjunto com a Animais de Rua e a Change for Animals Foundation, desafiassem a distribuidora Alambique para uma sessão especial. É que o filme - que segue a história de Lili e do seu cão Hagen, em Budapeste, depois de terem sido tomadas medidas com vista a regulamentar a criação de cães - contou com a participação de 274 cães que estavam em canis na Hungria. Todos adotados por famílias depois das filmagens, diga-se. Assim, na terça, 26, às 21 horas, a Fábrica LX, na LX Factory, em Lisboa, recebe aquela que é a primeira sessão de cinema para cães (sociáveis) e seus donos. As receitas revertem a favor daquelas associações de defesa e proteção dos animais (o bilhete, com um custo de €5, é vendido no próprio dia e no local, a partir das 20 horas).
Quem disse que os cães não podem ter um canal de televisão só para eles? 
 E que os seus donos não os podem levar a uma sessão de cinema?