O Partido Conservador ─ do atual primeiro-ministro David Cameron ─ deve manter-se como maior partido no Parlamento britânico, com previsão de obter 325 dos 650 assentos.
Segundo analistas, ele poderá se manter como líder de um governo de minoria, sem a necessidade de uma coalizão - apesar de precisar do apoio de partidos menores, já que não deverá ter uma maioria absoluta no Parlamento.
Em discurso após conquistar seu assento no Parlamento por Witney, Cameron disse ser "muito cedo" para comentar o resultado final, mas afirmou esperar formar um governo.
Já o Partido Trabalhista sofreu uma grande derrota na Escócia, ao ser derrotado pelo Partido Nacionalista Escocês (SNP), e não conseguiu fazer avanços significativos na Inglaterra e no País de Gales.Segundo ele, sua intenção é seguir com o plano de realizar um plebiscito pela permanência da Grã-Bretanha na União Europeia, uma das questões debatidas durante a campanha eleitoral, e finalizar a implantação do plano econômico dos Conservadores.
Segundo previsão da BBC, o Trabalhista, de Ed Miliband, deverá obter 232 assentos. Miliband, que manteve seu assento por Doncaster, disse que a noite foi "claramente muito decepcionante e difícil para o Partido Trabalhista".
"Não fizemos os ganhos que queríamos na Inglaterra e no País de Gales, e na Escócia, vimos uma onda de nacionalismo esmagar nosso partido".
O SNP deverá conquistar 56 posições - das 59 reservadas aos escoceses no Parlamento. Em 2010, o grupo conseguiu apenas seis cadeiras no Parlamento.
O partido Liberal Democrata, que havia formado um governo de coalizão com os conservadores, também deve ter sofrido uma grande derrota, conquistando apenas 12 assentos. Em 2010, havia obtido 57.
Nick Clegg, líder dos liberais democratas, manteve seu assento mas disse que foi uma "noite cruel e de punição" para o seu partido.
As votações foram encerradas às 22h de Londres (18h do Brasil). O resultado final deve ser divulgado na tarde de sexta-feira (8).
Após seis semanas de campanhas e debates, os 50 milhões de eleitores britânicos registrados foram às urnas em cerca de 50 mil seções eleitorais. Eles votam para eleger os 650 membros do Parlamento britânico e para preencher nove mil cargos em 279 governos locais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário