Campanhas de Campos e Marina gastaram R$ 61 milhões, diz PSB
Empresas que seriam donas do jato em que Campos morreu não aparecem.
Na época do acidente, partido se disse ‘alheio’ às negociações entre sócios.
O PSB arrecadou e gastou neste ano cerca de R$ 61 milhões na campanha de Eduardo Campose depois na de Marina Silva à Presidência da República, segundo prestação de contas final entregue nesta terça-feira (4) pelo comitê financeiro do partido ao Tribunal Superior Eleitoral.
O valor é mais que o dobro dos gastos realizados pela campanha de Marina em 2010, de R$ 24,1 milhões, quando disputou a Presidência pelo PV.
Na prestação de contas deste ano, o PSB informou as doações e gastos de forma conjunta para Eduardo Campos, que morreu em acidente aéreo em 13 de agosto, e de Marina Silva, então candidata a vice e que o sucedeu na disputa presidencial.
Na prestação de contas do comitê, não consta das despesas pagamento às empresas e pessoas que, segundo o próprio PSB, eram as proprietárias ou arrendatárias do jato Cessna em que Campos viajava quando morreu.
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Segundo informou o PSB à época, a AF Andrade, empresa de Ribeirão Preto, era a arrendatária da aeronave junto à Cessna Finance, que financia a venda de aviões da Cessna, a fabricante do jato.
De acordo com o partido, em maio deste ano, a AF Andrade, pediu a transferência do contrato de leasing para os empresários João Carlos Lyra Pessoa de Mello Filho e Apolo Santana Vieira, dos grupos empresariais BR-Par Participação Ltda. e Bandeirantes Cia. Pneus Ltda. de Pernambuco.
Questionado sobre os gastos na época, o PSB alegou que "esteve alheio às negociações" realizadas entre empresários de Pernambuco e São Paulo para adquirir a aeronave. Em setembro, reportagem do Jornal Nacional revelou que empresas fantasmas pagaram à empresa R$ 1.710.297,03 supostamente para bancar o jato.
Ao G1, um dos coordenadores de campanha de Marina, Bazileu Margarido, afirmou que não houve nada de irregular na prestação de contas de campanha apresentada pela candidata.
Disse, porém, que a coordenação financeira de Eduardo Campos estava a cargo de outra pessoa, Renato Tibur, não localizado até a última atualização desta reportagem.
Em nota, o PSB informou que 67,5% do dinheiro captado na campanha veio de empresas (R$ 41,2 milhões do total de R$ 61 milhões) e cerca de 5%, de pessoas físicas (R$ 3.026.300,00). Ainda segundo a leganda, as doações pela internet somaram 0,52% do total (R$ 317.049,24). Em 2010, as doações pela rede haviam alcançado R$ 170 mil.
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