Moradores também reclamam do atendimento do 190. População não consegue fazer denúncias no número de emergência
Há pelo menos uma semana os telefones fixos dos batalhões da Polícia Militar do Distrito Federal estão sem funcionar. Oficialmente, a corporação alega que o problema não afeta a população, pois as demandas são concentradas no 190. Porém, moradores de regiões como Guará, Estrutural e Águas Claras reclamam que não conseguem contato nem central de emergência nem nos batalhões.
Uma moradora do Guará denunciou o caso em um grupo no Facebook. Ela relatou que, no último domingo (15), os vizinhos foram assaltados. Uma das vítimas chegou a ser espancada por três criminosos. A mulher tentou ligar para a polícia e não conseguiu contato.
Em um vídeo postado nas redes sociais, ela usa um telefone fixo e um celular para fazer a chamada. No entanto, ninguém atende. “Nem com a polícia estamos podendo contar mais”, desabafou.
Problemas na EstruturalA dona de casa Maria Aparecida, 56 anos, mora na Estrutural e conta que salvou o número do batalhão no celular por acreditar que, falando diretamente com os policiais da região, eventuais problemas poderiam ser resolvidos de forma mais rápida. “Eles conhecem bem os endereços e, muitas vezes, sabem quem são os próprios marginais. Acho mais fácil e eles costumavam atender sempre”, disse.
Um militar que atua na Estrutural ouvido pelo Metrópoles confirmou que os moradores buscam ajuda diretamente nos quartéis. “Muitos não conseguem falar pelo 190 e acabam ligando para cá. Mas já tem uma semana que estamos sem telefone e internet. Até para checar a escala é complicado”, contou o militar, que não quis se identificar.
Na manhã de quinta-feira (19), a reportagem telefonou para todos os quartéis da corporação. O único que atendeu foi o de Santa Maria. Os contatos estão disponíveis no site da PMDF.
Efigênia Souza, 43 anos, é costureira em Águas Claras. A empreendedora chegou a ver um assalto próximo à estação Arniqueiras do Metrô, em dezembro de 2016. Ela afirmou que ligou para o 190 por mais de seis vezes e não foi atendida.
Fico assustada porque é um número de emergência que não funciona. Se ninguém atende, o que temos que fazer?"
As respostas da PM e da SSPSobre a falha nos telefones da PM, a corporação informou que a rede de comunicação dos batalhões está sendo substituídas por VoIP, um sistema unificado e que demanda um menor investimento. “Algumas unidades, no entanto, ainda estão no processo de troca. Os batalhões que estão sem telefonia fixa mantêm contato por meio de telefones celulares. Contudo, esclarecemos que o canal de comunicação da população com a Polícia Militar é o 190”, afirmou por meio de nota.
Procurada pela reportagem, a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social negou problemas no sistema de comunicação da PM. Por meio de nota, a pasta informou que “a Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) — que recebe ligações dos números 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil), além dos números internacionais 112 e 911 — está funcionando normalmente”.
Ainda de acordo com a SSP, “somente nos últimos três dias, pelo menos 19.019 ligações foram atendidas pelos profissionais da Ciade. Destas, 15.780 foram para o número 190, o que corresponde a uma média de quatro ligações por minuto”.
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