Hoje em 4:12
TEN POLIGLOTA 2012 - PMDF - CBMDF |
Posted: 02 Jan 2017 06:09 PM PST
Como já havíamos antecipado, a reunião entre o Presidente da Câmara Legislativa, membros da Mesa Diretora e o governador Rodrigo Rollemberg não poderia acabar bem.
Pressionados pela população, tanto um lado como o outro foram buscar suas justificativas para poderem sair bem na fita. Deu pra trás! Ninguém abriu mão de suas convicções e a primeira batalha dessa que poderá ser uma difícil guerra está apenas começando.
Rollemberg até que tentou “facilitar” as coisas abrindo mão de R$ 0,50 centavos nas tarifas de longa distância do metrô, mas somente se a Câmara desse subsídio para as passagens. Os deputados não abriram mão da suspensão dos aumentos na sua totalidade e de novos estudos que justifiquem o impacto no bolso da população, principalmente a mais carente que depende do salário mínimo. “Não vamos permitir que a Casa seja alvo de chantagens desse governador”, disse Raimundo Ribeiro aos jornalistas.
Participaram da reunião o presidente da Câmara, Joe Valle (PDT) além dos deputados Julio Cesar (PRB), Raimundo Ribeiro (PPS), terceiro-secretário, Wasny de Roure (PT), Chico Leite (Rede), Wellington Luiz (PMDB), vice-presidente, e Rodrigo Delmasso (PTN). Alguns saíram antes mesmo da reunião acabar.
O resumo da ópera é que o Presidente da Câmara deverá convocar os distritais extraordinariamente para tratar do assunto e, se possível, vetar o aumento ainda essa semana. Por outro lado, o governador Rollemberg disse que se isso acontecer acionará a justiça para que se mantenha o que já foi decidido, publicado e executado já a partir de hoje.
Em quanto isso não acontece, a população vai pagando o pato pelas besteiras que tanto o governo como a câmara protagonizam e só lhes causam prejuízos. Todos sabem que a maioria dos distritais estão de férias e longe da capital, porém a sociedade não perdoará a omissão e ausência de nenhum deles no momento em que a voz do povo, por eles representada, precisa ecoar.
Será que correrão esse risco a dois anos das eleições e com uma população medindo-os com olhos clínicos? Vamos aguardar...
Da redação,
Por Poliglota...
|
Posted: 02 Jan 2017 05:22 PM PST
O ano mal começou e as armações do final de 2016 começaram a surgir, já que o primeiro Diário Oficial do DF e sua edição Extraordinária saíram hoje recheadas.
A guerra maior se refere ao estapafúrdio e assaltante aumento das passagens dos ônibus e metrô, que na calada da noite e no virar do ano pegou toda população que depende desses transportes de surpresa.
A reação foi imediata! A sociedade reclamou e exigiu da Câmara Legislativa e seus deputados uma postura em defesa do povo que os colocou lá como suas vozes.
Joe Vale, que assumiu a presidência da Mesa Diretora para os dois próximos e finais, se Deus quiser, anos de governo Rollemberg, disse que tomará as medidas cabíveis em defesa da população e para isso convocará a Câmara extraordinariamente. Será? Afinal, hoje à noite haverá uma reunião com o governador e de lá não se sabe o que vai sair.
De fato, Rollemberg está ferrado com tanta pressão e bombardeio que vem recebendo. Mas com toda sua incompetência comprovada para gerir nossa capital, será que a conta deve ser debitada somente em seu “cartão de crédito”? Tá certo que a última palavra é dele, mas será que ele nunca ouviu falar em “medidas impopulares, contenção e gastos, improbidade administrativa e Lei de Responsabilidade Fiscal?”.
Não tenho nenhum motivo para defender o pior governador da história de Brasília (e olha que não imaginávamos que haveria alguém pior que Agnelo Queiroz do PT), mas alguns deputados distritais também são responsáveis, por essa crise.
Ora, é cada projeto estapafúrdio onde a conta estará sendo debitada nos bolsos do povão. Pasmem, mas o deputado distrital Professor Israel conseguiu aprovar um projeto de sua autoria em que estende a gratuidade no transporte público a estudantes de cursinhos, recém-terminados o ensino médio, pelo período de até 1 (um) ano. Será que em vez de propor uma Lei nitidamente política e eleitoreira dessas não seria mais fácil ele dar um “desconto” nas mensalidades dos cursinhos do qual dizem que é o proprietário? Rollemberg vetou, mas a Câmara derrubou o veto. Estão mesmo preocupados com a situação econômica do DF e com o bolso da população?
Por fim, li no Diário Oficial do DF, edição de hoje (2), a perda de efetivo da Polícia Militar com o pedido de reserva (aposentadoria) de mais 134 integrantes. Se continuar assim, e com essa política ruim e ineficiente de segurança pública, a firma vai acabar fechando.
Mas em contrapartida, saiu uma belíssima nomeação no DODF de apadrinhados comissionados que chegam a mais de 1.130. Seria bom Rollemberg dá uma passadinha em Minas Gerais, Estado com dívidas até o teto, onde o governador demitiu mais de 5 mil comissionados.
Férias no nordeste não colam mais governador! O sol escaldante de Brasília tá queimando os neurônios da população e, sol por sol, Brasília é bem aqui.
Da redação
Por Poliglota...
|
You are subscribed to email updates from TEN POLIGLOTA 2012 - PMDF - CBMDF. To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States |
Nenhum comentário:
Postar um comentário