quinta-feira, 14 de julho de 2016

Veja a repercussão do ataque em Nice no Dia da Bastilha

14/07/2016 20h47 - Atualizado em 14/07/2016 22h07

Líderes mundiais usaram as redes sociais para prestar condolências.

Atropelamento deixou dezenas de pessoas mortas na festa de 14 de julho.

Do G1, em São Paulo
Um caminhão atingiu diversas pessoas que estavam assistindo à queima de fogos em comemoração ao 14 de Julho, Dia da Bastilha, em Nice, na França.
No Twitter, o ex-prefeito de Nice e atual presidente da Metrópole Nice-Cote D'Azur, Christian Estrosi, diz que há mais de 70 mortos. Ele pede que as pessoas não saiam de suas casas.
Veja a repercussão do incidente:
Anne Hidalgo, prefeita de Paris
"Em nome dos parisienses, todo o nosso apoio mais fraternal ao povo de Nice. Nossas cidades estão unidas."
Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu
"Trágico paradoxo que o alvo do ataque em Nice foi o povo celebrando a liberdade, a igualdade e a fraternidade."
Grupo de pessoas reage após dezenas de vítimas serem mortas em atropelamento em Nice (Foto: Valery HACHE / AFP )Grupo de pessoas reage após dezenas de vítimas serem mortas em atropelamento em Nice
(Foto: Valery Hache/AFP)
Barack Obama, presidente dos Estados Unidos
"Em nome do povo americano, eu condeno nos termos mais fortes o que parece ser um horrível ataque em Nice, França, que matou e feriu dezenas de civis inocentes. Nossos pensamentos e orações estão com as famílias e outros entes queridos dos que foram mortos, e desejamos uma total recuperação para os muitos feridos. Eu orientei minha equipe para estar em contato com as autoridades francesas, e oferecemos toda assistência de que eles possam precisar para investigar esse ataque e trazer os responsáveis à justiça. Nós nos colocamos em solidariedade e parceria com a França, nosso aliado mais antigo, enquanto eles reagem e se recuperam deste ataque.
Neste Dia da Bastilha, nós nos lembramos da extraordinária resiliência e dos valores democráticos que fizeram da França uma inspiração para todo o mundo, e sabemos que o caráter da República Francesa vai perdurar muito depois dessa devastadora e trágica perda de vidas."
Mapa Nice atropelamento França 2 (Foto: Editoria de Arte/G1)
Michel Temer, presidente em exercício do Brasil
"É lamentável que no dia que eternizou a fraternidade como lema do povo francês, um atentado destrua a vida de tantos cidadãos."
Laurent Bili, embaixador da França no Brasil
"Aqui mesmo em Brasília, os principais prédios públicos exibiram as cores da França. (...) A França se orgulha de ser um país aberto ao mundo. Ela se orgulha da diversidade da origem dos seus filhos, que a honram em todos os segmentos da sociedade francesa." (Leia a reportagem)
Theresa May, nova chefe do governo do Reino Unido
"Nossos pensamentos estão com todos aqueles que foram afetados por este terrível incidente que se produziu no dia da festa nacional."
Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá
"Os canadenses estão chocados com o ataque desta noite em Nice. Nossa compaixão está com as vítimas, e nossa solidaridade, com o povo francês."
Mariano Rajoy, presidente em exercício do governo da Espanha
"Comovido com as notícias que nos chegam desde Nice e que sigo com preocupação. Meus pêsames pelas vítimas a todo o povo francês."
Charles Michel, primeiro-ministro da Bélgica
"Tristeza e emoção profundas após os eventos de Nice. Todos os meus pensamentos para as vítimas deste ato odioso e para os nossos amigos franceses."
Conselho Francês de Culto Muçulmano (CFCM)
"A França acaba de ser vítima uma vez mais de um ataque de gravidade extrema, (...) odioso e abjeto que visa o nosso país no mesmo dia da festa naciona que celebra os valores da liberdade, da igualdade e da fraternidade. O CFCM transmite sua total solidariedade aos habitantes de Nice, expressa sua profunda compaixão às famílias das numerosas vítimas e deseja uma pronta recuperação aos feridos. (...) O CFCM convoca os muçulmanos da França a usar a ocasião da oração de sexta-feira para elevar suas preces à memória das vítimas de Nice."
Juan Carlos Varela, presidente do Panamá
"Nossas condolências e solidariedade com o povo e o governo francês por esses fatos ocorridos em Nice, condenamos estes atos violentos."
Donald Trump, provável candidato republicano na eleição dos EUA
"Mais um ataque horrível, dessa vez em Nice, França. Muitos mortos e feridos. Quando aprenderemos? Isso só está ficando pior. (...) Por causa do horrível ataque em Nice, França, adiei a entrevista coletiva de amanhã sobre o anúncio do meu candidato à vice-presidência."
Polícia de Orlando (Flórida)
"Nossos corações estão partidos pelo povo da França, uma vez mais. O Departamento de Polícia de Orlando está ao seu lado e de luto com vocês."
Policiais franceses e oficiais forenses ao lado do caminhão que atingiu multidão em feriado nacional (Foto: REUTERS/Eric Gaillard)Policiais franceses e oficiais forenses ao lado do caminhão que atingiu multidão em feriado nacional
(Foto: Eric Gaillard/Reuters)
Pânico durante os fogos
O atropelamento aconteceu no Promenade des Anglais (Passeio dos Ingleses), uma avenida beira-mar, por volta das 22h30 (17h30 em Brasília). De acordo com a BBC, o veículo teria percorrido 2 km entre a multidão.
O jornal francês "Nice Matin" afirmou que um de seus repórteres estava no local acompanhando a celebração, e relatou que um grande grupo de pessoas começou a correr e o clima era de pânico, já que ninguém sabia se era um acidente ou se o motorista atingiu as pessoas deliberadamente.
O Ministério do Interior confirmou que o motorista foi morto. A agência AP, citando como fonte Christian Estrosi, diz que o caminhão estava cheio de armas e granadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário