segunda-feira, 11 de maio de 2015

Banco de Moçambique prepara estratégia de inclusão financeira da população

O Banco de Moçambique anunciou hoje que vai finalizar ainda este ano a Estratégia de Inclusão Financeira, como forma de acelerar o acesso da população moçambicana aos serviços financeiros e promover a participação do setor no crescimento econômico.
null
"Não estamos na dianteira dos níveis de inclusão financeira, no conjunto dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), mas também não estamos na retaguarda, pelo que pretendemos acelerar o alargamento do acesso da população aos serviços financeiros", disse o porta-voz e administrador do Banco de Moçambique, Valdemar de Sousa, durante uma conferência de imprensa.
Sousa adiantou, sem indicar dados, que o país está abaixo da média dos níveis de inclusão financeira na África Austral, apesar de ter registado ganhos no acesso da população aos serviços bancários e financeiros.
"Alcançámos ganhos, houve grandes avanços na elevação dos níveis de inclusão financeira, mas ainda estamos longe", sublinhou o porta-voz do Banco de Moçambique.
Para dinamizar a entrada de mais setores da população no sistema financeiro nacional, o Banco de Moçambique espera colher experiências de outros países num simpósio internacional que a instituição vai realizar no próximo dia 17 e que terá como um dos temas a inclusão financeira, anunciou Valdemar de Sousa.
O evento enquadra-se nas comemorações do 40.º aniversário da fundação do Banco de Moçambique do 35.º aniversário da criação da moeda nacional, o metical, que se assinalam este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário