quarta-feira, 1 de abril de 2015

Anac recomenda presença de duas pessoas em cabines de aviões Medida ocorre após acidente da Germanwings que matou 150 pessoas. Pedido vem em linha com exigências de países como Alemanha e Austrália.


De acordo com a agência, pelo menos uma das duas pessoas deve ser sempre um piloto. Essa recomendação está "em consonância com a de outras autoridades reguladoras da aviação civil do mundo", segundo a Anac.Em linha com o que têm feito outros países, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recomendou nesta terça-feira (31) que as empresas de transporte aéreo de passageiros do país assegurem a permanência de pelo menos duas pessoas autorizadas na cabine de comando dos aviões, durante "todos os momentos do voo".
A medida de segurança é consequência doacidente com o voo da empresa alemã Germanwings, que matou 150 pessoas nos alpes franceses na semana passada, "enquanto se aguarda o resultado final das investigações técnicas", diz a agência.
A Promotoria francesa disse que o copiloto do avião da Germanwings assumiu o controle da aeronave e o teria derrubado de maneira deliberada. Segundo a autoridade, ele estava respirando normalmente até o momento em que a aeronave bateu nas montanhas.
De acordo com a Anac, a recomendação poderá ser revista em função de sua execução ou de novas informações sobre o acidente com o voo da companhia alemã.
Outros países
Na segunda (30), o governo da Austrália anunciou o reforço na segurança dos voos comerciais domésticos e internacionais com a presença permanente e obrigatória de duas pessoas autorizadas na ponte de comando.
A Lufthansa e as outras companhias aéreas alemãs afirmaram que vão introduzir novas regraspara que dois membros da tripulação estejam sempre na cabine. A Agência Europeia de Segurança Aérea também recomendou que sempre existam duas pessoas na cabine dos aviões.
A União Europeia (UE) analisava na semana passada se vai modificar as regras aeronáuticas para impor a presença de dois membros da tripulação em um avião, anunciou a Comissão Europeia.
O Ministério de Transportes da Áustria também fixou para as companhias aéreas do país que durante todo os voos é necessária a presença de dois membros da tripulação na cabine. Na Hungria, a linha aérea de baixo custo WizzAir também introduziu a regra, segundo a imprensa local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário