Indonésia suspende buscas por avião desaparecido da AirAsia ao anoitecer
Por Chris Nusatya e Randy Fabi
JACARTA (Reuters) - A Indonésia suspendeu as buscas da aeronave da AirAsia com 162 pessoas a bordo que desapareceu neste domingo depois que pilotos pediram mudança de curso para evitar o mau tempo durante um voo da cidade indonésia de Surabaya para Cingapura.
O voo QZ8501, da AirAsia Indonésia, um Airbus 320-200 transportava 155 passageiros e sete tripulantes, perdeu contato com o controle aéreo de Jacarta às 6h17 (horário local). Nenhum pedido de socorro foi enviado, disse Joko Muryo Atmodjo, autoridade do ministério dos transportes indonésio.
Estavam a bordo 155 indonésios, três sulcoreanos e um passageiro de Cingapura, Malásia e Inglaterra, além do piloto francês, disse a companhia aérea, em comunicado, corrigindo uma informação anterior.
Tatang Kurniadi, diretor do Comitê Nacional de Segurança no Transporte da Indonésia, expressou esperança de localizar a aeronave rapidamente e disse que era muito cedo para detectar qualquer um dos chamados sibilos eletrônicos a partir do gravador da caixa preta.
A AirAsia, empresa área da Malásia de baixo custo detem 49 por cento da Indonésia AirAsia, tinha um recorde de segurança desde quando começou a operar há 13 anos. O grupo AirAsia também possui afiliadas na Tailândia, Filipinas e Índia.
A aeronave tinha cerca de 23 mil horas de voo em cerca de 13.600 voos, de acordo com a Airbus.
Cingapura, Malásia, Reino Unido, Coreia do Sul e Austrália ofereceram ajuda nas buscas e investigações. A Malásia disse estava enviando navios e um avião C130, enquanto Cingapura também enviou um C130. O primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, disse que uma aeronave P3 Orion estava em standby se necessária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário