quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Tomar café protege o coração e melhora o humor



Cardiologista


Beber café ajuda a proteger o coração porque é rico em antioxidantes que previnem doenças cardiovasculares como infarto, e seu efeito no aumento da pressão sanguínea é mais encontrado em pessoas sensíveis à cafeína, que fumam ou que já têm diagnóstico de pressão alta.
O café também atua no combate do cansaço e da depressão, melhorando o humor e a disposição. No entanto, para obter todos os benefícios dessa bebida, o ideal é consumir em quantidades moderadas, de 500 a 600 ml por dia, o que equivale a 3 ou 4 xícaras diárias. Veja a quantidade de cafeína nos alimentos.
Tomar café protege o coração e melhora o humor

Benefícios do café na saúde

Além de ser rico em antioxidantes que protegem o coração, o café também traz benefícios como:
O café pode ser consumido ao longo do dia após as refeições ou juntamente com os lanches. No entanto, é importante lembrar que o café não deve substituir o consumo de leite nos lanches, pois o leite e seus derivados são a principal fonte de cálcio da alimentação. Veja mais sobre o risco de tomar muito café em: Café com leite é uma mistura perigosa?

A melhor forma de consumir café

A melhor forma de consumir café é o café coado, pois o café fervido contém maiores quantidade de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, substância que favorece alterações no DNA das células e o aparecimento de câncer. Isso acontece porque a fervura do pó do café extrai mais essas substâncias cancerígenas, fazendo com que a essa bebida fervida contenha 5 vezes mais dessas substâncias do que o café coado.
Assim, o ideal é que o café seja feito coado, passando a água quente através do filtro com o pó do café, pois além das substâncias cancerígenas, o filtro também elimina a maior parte dos compostos que provocam o aumento do colesterol. Além disso, o café instantâneo também não traz riscos à saúde, podendo ser consumido em quantidades moderadas para não provocar insônia e palpitações no coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário