quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

“Se não nos querem têm de nos dizer”: Turquia lança ultimato a Bruxelas




Ministro dos Negócios Estrangeiros turco disse que o seu país quer ser membro da União Europeia (UE), decisão que, salientou, pertence aos Estados-membros, e criticou o que classificou como "dupla moral" de Bruxelas.

turquia_1

“A entrada na UE é um objetivo estratégico para a Turquia”, referiu Çavusoglu durante uma conferência em Madrid. “Mas se não nos querem têm de nos dizer”, frisou, acentuando: “Estamos fartos desta dupla moral”.
O chefe da diplomacia de Ancara considerou que o alargamento é um dos instrumentos da UE para manter a sua influência, e que em caso de travagem implica “perda de poder e influência”, apesar de reconhecer que atualmente muitos políticos preferem resultados a curto prazo face à ascensão dos movimentos populistas que pretendem construir “muros e barreiras” entre culturas e religiões.
O ministro turco defendeu “uma Europa inclusiva”, exortou a UE para “respeitar a diferença” num momento em que as negociações de adesão entre Ancara e Bruxelas estão praticamente congeladas e pediu aos Estados-membros que sejam “sinceros” sobre a adesão da Turquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário