domingo, 17 de julho de 2016

Conjunto da Pampulha ganha título de Patrimônio Mundial da Unesco

17/07/2016 06h53 - Atualizado em 17/07/2016 06h55

Complexo modernista criado por Niemeyer foi avaliado em Istambul.

Os quatro prédios de BH foram construídos na década de 40.

Thais PimentelDo G1 MG

Museu de Arte da Pampulha é um dos atrativos da capital (Foto: Carlos Alberto/Imprensa MG)Museu de Arte da Pampulha é um dos atrativos da capital (Foto: Carlos Alberto/Imprensa MG)
O Conjunto Arquitetônico da Pampulha se tornou Patrimônio Mundial da Humanidade neste domingo (17). A decisão foi tomada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em Istambul, na Turquia. Em Minas Gerais, os centros históricos de Ouro Preto e Diamantina, além do Santuário de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas, já possuem este título. Agora são 20 os patrimônios mundiais da humanidade  tombados pela Unesco no Brasil.
A informação foi confirmada pelo Ministro da Cultura, Marcelo Calero. Em sua conta no Twitter, Calero postou às 6h41 deste domingo: "Viva! Pampulha Patrimônio Mundial!"

Além da Pampulha, o conjunto urbanístico-arquitetônico de Brasília, uma das obras mais emblemáticas do arquiteto, também é Patrimônio Mundial da Humanidade.
(O G1 apresentou nesta semana uma série de reportagens sobre os quatro edifícios modernistas da Pampulha, idealizados por Juscelino Kubitscheck e criados pelo Oscar Niemeyer).
“A candidatura foi muito bem fundamentada. O conjunto foi um marco da arquitetura mundial moderna nos anos 40”, disse o presidente do Icomos no Brasil, Leonardo Castriota. O órgão é uma entidade da Unesco que analisa candidaturas a Patrimônio Mundial da Humanidade.
Na do Casa do Baile, beleza dos traços de Niemeyer se funde à beleza da natureza (Foto: Reprodução/TV Globo)Na do Casa do Baile, beleza dos traços de
Niemeyer se funde à beleza da natureza
(Foto: Reprodução/TV Globo)
Cassino, hoje Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile, que se transformou em Centro de Referência de Urbanismo, Arquitetura e do Design, a Igreja de São Francisco de Assis e o Iate Tênis Clubeforam criados para transformar aquela região de Belo Horizonte em um espaço de lazer e de turismo. O projeto, desenvolvido nos anos 40, contou com a participação do artista plástico Cândido Portinari e do paisagista Burle Marx.
“O conjunto foi criado para que fosse um marco de modernidade. Teria que ser ousado. Oscar Niemeyer usou dos movimentos modernos para dar uma identidade vanguardista. JK já era um homem preocupado em trazer modernidade para a jovem capital que não tinha nem 40 anos”, disse o historiador e diretor do Arquivo Público de Belo Horizonte, Yuri Mesquita.
Para a manutenção do título, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) deve retirar a guarita da Casa do Bailereestruturar as praças Dino Barbieri e Dalva Simão, demolir o prédio anexo do Iate Tênis Clube, além de despoluir a Lagoa da Pampulha.
Igreja da Pampulha despertou polêmica à epóca da inauguração e se consagrou como símbolo de Belo Horizonte (Foto: Reprodução/TV Globo)Igreja da Pampulha despertou polêmica à epóca da
inauguração(Foto: Reprodução/TV Globo)
A PBH informou que tem três anos para fazer as readequações necessárias. Ainda segundo a prefeitura, outros trabalhos de restauração das formas e curvas criadas por Niemeyer também estão previstos.
“Nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein”, dizia o arquiteto.
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário