O título foi alcançado na linha de provas de 42 quilómetros, localizada na prefeitura de Yamanashi, a cerca de 35 quilómetros a oeste de Tóquio.
Os comboios "Maglev" funcionam através de um sistema de levitação magnética que usa motores lineares instalados pertos dos carris.
O campo magnético permite que se eleve até dez centímetros acima dos carris, eliminando o contato e deixando o ar como único elemento de atrito, favorecendo assim a velocidade.
O mesmo comboio tinha batido o recorde mundial de velocidade, na passada quinta-feira, dia 16, quando alcançou os 590 quilómetros por hora.
A Central Japan Railway espera proporcionar a primeira viagem comercial entre as cidades de Tóquio e Nagoya em 2027, um trajeto de 286 quilómetros que o novo modelo terá capacidade para completar em aproximadamente 40 minutos, em vez dos 88 que demora o serviço de alta velocidade Shinkansen (`comboio bala`).
Espera-se que o comboio circule a uma velocidade máxima de 500 quilómetros por hora no arranque das suas operações.
A Central Japan Railway pretende depois estender o serviço de Nagoya a Osaka, no oeste do país, em 2045.
Ler mais: http://visao.sapo.pt/comboio-japones-bate-recorde-mundial-ao-passar-os-600-kmhora=f817149#ixzz3Y2BF4Ili
Nenhum comentário:
Postar um comentário