Jan 3 em 3:14 AM
TEN POLIGLOTA 2012 - PMDF - CBMDF |
Posted: 02 Jan 2015 04:08 AM PST
Rollemberg e a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão ressaltam a necessidade de antecipação do Fundo Constitucional para quitar os atrasados. Ministro da Fazenda diz que o pedido de adiantamento está "em análise"
"A ideia é adiantar agora (o Fundo Constitucional) e, depois, com as medidas de austeridade, irmos equilibrando as finanças", diz Leany Lemos, secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão.
O governo de Rodrigo Rollemberg começa com o desafio de quitar as contas em aberto deixadas por Agnelo Queiroz, dívidas que passam por salários de servidores e chegam a contratos com terceirizadas e empreiteiras. O discurso do novo governador e de sua equipe, neste início de mandato, é de prioridade no pagamento das remunerações atrasadas. Policiais militares da reserva, funcionários da saúde e da educação entraram 2015 sem receber o 13º, as diferenças salariais e as horas extras de 2014. O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviço de Saúde de Brasília (SindSaúde) comunicou que, se o governo não pagar os atrasados, irá orientar os sindicalizados a não fazerem hora extra, o que pode prejudicar o atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), nos centros cirúrgicos e obstétricos.
Na tentativa de solucionar a crise financeira, a administração de Rollemberg pediu ao governo federal o adiantamento da parcela de fevereiro do Fundo Constitucional, no valor de R$ 412 milhões, mas ainda não recebeu a resposta do Tesouro Nacional. Dessa forma, entraria o valor referente a janeiro e a fevereiro, o que daria para quitar os pagamentos e ajeitar as finanças em um primeiro momento. Entre as preocupações do Executivo local, está o fato do não pagamento prejudicar o início do ano letivo nas escolas e o funcionamento de serviços essenciais, como a saúde. Rollemberg aproveitou a cerimônia de posse da presidente Dilma Rousseff, na tarde de ontem, para conversar rapidamente com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, no Congresso Nacional, sobre o pedido feito ao Tesouro Nacional de antecipação do Fundo. “Ele disse que está analisando”, afirmou Rollemberg, demonstrando confiança em conseguir a liberação dos recursos para poder pagar os servidores. O Tesouro informou que recebeu o pedido de antecipação e que ele se encontra “em análise”.
Fonte: Correio Braziliense - Flávia Maia, Rosana Hessel
|
You are subscribed to email updates from TEN POLIGLOTA 2012 - PMDF - CBMDF To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States |
Nenhum comentário:
Postar um comentário