Astrónomos do Observatório de Leiden, na Holanda, e da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, descobriram um sistema de anéis perto de uma estrela similar ao sol, conhecida como J1407. Estes anéis são muito maiores e mais pesados do que o sistema de anéis de Saturno e são os primeiros deste tipo descobertos fora do sistema solar.
"Levámos um ano para nos convencermos do que estavamos a ver", relata  Eric Mamajek, da Universidade de Rochester. 
A análise de dados, liderada por Mateo Kenworthy, mostra que este sistema é composto por mais de 30 anéis, sendo que cada um deles tem dezenas de milhões de quilómetros de diâmetro. Para além disso, existem entre eles espaços vazios, o que indica que poderiam ter-se formado satélites.
A equipa desta investigação, que foi publicada no "The Astrophysical Journal", descobriu este sistema durante um eclipse da estrela. O fenómeno durou várias semanas e permitiu à equipa observar alguns detalhes, como a pouca espessura dos anéis.
"A estrela está demasiado longe para se poder observar diretamente os anéis, mas poder-se-ia fazer um modelo detalhado baseado nas variações de brilho e de luz da estrela que passa através do sistema de anéis", explicou Kenworthy. "Se pudéssemos substituir os anéis de Saturno pelos do sistema de J1407, podiam ser facilmente vistos durante a noite e seriam muitas vezes maior do que a lua cheia vista da Terra," acrescentou.
Este planeta, afirmam os astrónomos, tem um período orbital que dura cerca de uma década. A sua massa, apesar de difícil delimitação, calcula-se que seja entre 10 a 40 vezes maior do que a de Júpiter.