O grupo radical islâmico da Nigéria Boko Haram tomou hoje a cidade de Monguno no nordeste do país, onde está instalada uma base militar, após ter lançado uma ofensiva contra as forças governamentais, disse à AFP fonte militar.
"Monguno caiu", disse um oficial do Exército da Nigéria à agência France Press que pediu para não ser identificado por não ter sido autorizado a prestar declarações pelos superiores hierárquicos.
Uma outra fonte dos serviços de segurança da Nigéria confirmou que os extremistas controlam a cidade de Monguno, situada a 125 quilómetros de Maiduguri, a capital do Estado de Borno.
Estados Unidos prometem ajuda
O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, disse hoje em Lagos que os Estados Unidos estão dispostos "a ir mais além" para ajudar a Nigéria a derrotar os extremistas do Boko Haram.
"Vamos continuar a apoiar os militares (da Nigéria) neste combate. O Boko Haram continua a matar inúmeros civis inocentes", disse Kerry, condenando os ataques extremistas islâmicos no país.
Kerry, que se encontrou com o chefe de Estado da Nigéria e o líder da oposição, disse que os Estados Unidos estão "profundamente empenhados" e "preparados a fazer mais" no combate contra o Boko Haram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário