Este É O Legado Da Copa E Da Olimpíada
- 07/10/2017
Clóvis RossiFolha
O que chama a atenção no caso da prisão de Carlos Arthur Nuzman, o eterno cacique do Comitê Olímpico Brasileiro, não é apenas a corrupção exposta, mas o grau de empulhação que as autoridades — as políticas e as esportivas — conseguem vender para o público, que, por sua vez, a aceita bovinamente.
Um pouco de memória: quando o Brasil foi escolhido para ser, sucessivamente, sede da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, a tese vendida pelos dirigentes políticos e esportivos era a de que o país mudara de patamar, estava encaixado entre os grandes do mundo.
UMA POTÊNCIA – Não era apenas a nação alegre e musical que o mundo admira, mas também uma potência perfeitamente capaz de organizar os dois eventos que mais atenção concitam no planeta.
O então presidente Lula, no discurso em que defendeu a candidatura do Rio, disse que havia participado fazia pouco da cúpula do G20, na qual havia sido desenhado “um novo mapa econômico mundial”. Completou: “O Brasil conquistou o seu lugar” (nesse suposto novo mundo). Escolhido o Rio, Lula chorou, Sérgio Cabral, então governador do Rio, chorou, a delegação brasileira emocionou-se, Nuzman também chorou.
Pena que, como se vê agora, o Brasil não conquistou seus Jogos Olímpicos por ter entrada em um suposto novo mapa-múndi econômico, mas por ter praticado seu ancestral esporte favorito, a corrupção. Comprou os jogos, para ser breve.
PORTEIRA ABERTA – Como se fosse pouco, a compra dos Jogos abriu a porteira para uma série de obras nas quais, como aparece na investigação em curso, houve o tradicional superfaturamento e as propinas, esquemas em que o prisioneiro Sérgio Cabral ganha medalhas de ouro — mesmo em um país em que elas são mais comuns do que arroz-com-feijão.
O povo alegre e musical divertiu-se, no entanto, com a dupla escolha. Desandou a cantar “sou brasileiro/com muito orgulho/com muito amor”.
Passados apenas oito anos do que Lula chamara de “momento mágico”, os dois máximos dirigentes do esporte brasileiro (Nuzman e José Maria Marin, da CBF) estão presos, o que só comprova o óbvio: os caciques do esporte não poderiam ser diferentes dos caciques políticos, uma penca destes também na cadeia ou denunciados ou condenados, mas ainda soltos (caso de Lula, por exemplo).
MUITA VERGONHA – O “muito orgulho” da canção foi substituído pela vergonha, mostrou o Datafolha em junho: 47% dos brasileiros entrevistados à época afirmaram ter vergonha de serem brasileiros.
Na noite de quinta-feira (dia 5), cruzei nos corredores da ESPN com Juca Kfouri, um Quixote quase solitário na denúncia dos desmandos das cúpulas do esporte. Juca acaba de lançar um livro de memórias cujo título diz tudo: “Confesso que perdi”.
Disse-lhe: “Ânimo, Juca, você ainda é novo o suficiente para ver um dia um país melhor“. E ele: “Nem meus filhos verão. Quem sabe os netos“.
Que pelo menos os netos, os meus e os dele, não sejam tão facilmente enganados já seria um progresso.
Muita desonra para com a nação e sua família nesta idade
envolvido em corrupção!
Por Aguiasemrumo:Romulo Sanches de Oliveira.
É como eu sempre digo: Políticos e representantes na vida
pública corrupta devem ser enxergados com o mesmo ódio e repulsos que
enxergamos os assassinos, estupradores ou os pedófilos. Pois é isso que eles
são, a escória da humanidade. Suas ações corruptas dão inicio a acontecimentos
trágicos para a nossas vidas, a criança, a idosa que morre de fome, Os animais
domésticos que são membros da família que passam por todas as dificuldades em
um país prospero como o nosso, foi porque um vagabundo desses surrupiou milhões
para sua conta. A idosa que morre na fila de um hospital por falta de médicos,
leitos e remédios foram porque um vagabundo desses meteu a mão nos cofres
públicos. A mulher que é estuprada na esquina por falta de uma viatura policial
foi porque um político patife desviou milhões para sua conta fantasma no
exterior, para comprar carrões, iates e joias caras para sua prostituta de
luxo. Eles são a causa primária desse degradante efeito borboleta.. Político
corrupto é o pior bandido que possa existir na face da terra. Suas atitudes
decidem o que será de nossas vidas, o que será de nosso país?
Um imperador Romano já dizia: O PIOR DOS CRIMINOSOS É O LADRÃO
DO DINHEIRO PUBLICO....PRQ ROUBAM DE TODOS....
Nenhum comentário:
Postar um comentário