domingo, 18 de dezembro de 2016

Henry Heimlich, criador da famosa 'manobra' médica, morre aos 96 anos

Movimento criado em 1974 consiste em pressão na boca do estômago. Médico havia salvado mulher de 86 anos com sua manobra há 6 meses.



O médico Henry Heimlich, criador da manobra que leva seu nome (Foto: Divulgação)
O médico Henry Heimlich, criador da manobra que leva seu nome (Foto: Divulgação)


O médico Henry Heimlich, que deu seu nome a uma famosa técnica de primeiros socorros, morreu aos 96 anos, informou a agência AP.
A "manobra de Heimlich", inventada em 1974 e também conhecida como compressão abdominal, consiste em se colocar atrás da vítima de um sufocamento e provocar a expulsão do que está o
bstruindo a via aérea ao fazer uma forte pressão com as mãos na boca do estômago da pessoa.
Heimlich morreu na manhã de sábdo em um hospital em Cincinnati. De acrodo com seu filho, ele sofreu um ataque cardíaco.
Médico salvou mulher de 86 anos
Em maio passado, Heimlich salvou uma colega de sua residência para idosos utilizando a sua famosa "manobra".
"Eu pedi um hambúrguer, e a próxima coisa que me lembro é que não conseguia respirar, eu estava sufocando", relatou ao jornal Patty Ris, de 87 anos, salva no meio do jantar pelo Dr. Heimlich.
"Eu vi seu rosto contorcido, sua pele ficando escura e não podia falar. Eu sabia que ela estava sufocando", disse o médico americano ao "New York Times".
"Apliquei [a manobra] e ela se recuperou rapidamente", disse ao "Cincinnati Enquirer". O ocorrido "me permitiu perceber o quão maravilhoso é ser capaz de salvar todas essas vidas", acrescentou.


Por Aguiasemrumo: Romulo Sanches de Oliveira

Apesar do sofrimento é preciso lidar com a morte com força e coragem. É preciso pensar que, embora essa pessoa querida não esteja mais entre nós, o amor nunca vai embora. O amor e as boas memórias sempre ficam depois da morte.


Descanse em Paz  Dr. Henry!

Nenhum comentário:

Postar um comentário