Hoje em 3:56
- Polícia ou bandidos? Eis a questão!
- Polícia Militar do DF deseja a todos um Feliz Natal
- Nota de Esclarecimento
- NÚCLEO BANDEIRANTE: 60 ANOS E UMA IDOSA ABANDONADA
Posted: 22 Dec 2016 04:57 PM PST
Ontem (21), o blog do Poliglota publicou uma matéria sob o título “Governador cria comitê Petista para proteger vândalos” o que gerou insatisfação à Secretaria de Segurança e Paz Social, ao ponto da mesma solicitar um pedido de esclarecimento acerca do exposto na matéria.
Como somos um espaço democrático, íntegro e respeitado pelos milhões de leitores que nos prestigiam com seus acessos a nível nacional, recebemos a nota e a publicamos (Leia Aqui).
Mas parece que o tiro acabou saindo pela culatra, pois tanto na corporação como perante a sociedade o vídeo causou um sentimento de revolta e injustiça, além de uma suspeita, pois não foi observado a presença de parlamentares de direita, e que residem no DF, que foram ferrenhos defensores das ações policiais, como Izalci Lucas (PSDB-DF), Alberto Fraga (DEM-DF), Laerte Bessa (PR-DF) e o Senador Hélio José (PMDB-DF), ao contrário dos parlamentares de esquerda Erika Kokay (PT-DF), Carlos Zaranttini (PT-SP) e Zé Geraldo (PT-PA) que participaram da reunião tentando defender as ações criminosas dos vândalos travestidos de manifestantes.
Tão logo a secretaria tomou conhecimento, um suposto áudio da Secretária de Segurança Márcia Alencar também começou a circular nas redes sociais, onde a mesma dizia estar totalmente indignada com a manifestação oficial através do vídeo disponibilizado no site do PT. No áudio, ao contrário do pregado pelo partido dos Trabalhadores, a secretária valoriza o trabalho policial e critica a ação de vandalismo, inclusive afirmando que solicitara ao comandante da PMDF, coronel Nunes, o agraciamento aos policiais militares feridos com a comenda de “Cruz de Sangue” (condecoração que reconhece publicamente os verdadeiros heróis que, por seu desprendimento, coragem e principalmente a voluntariedade na assunção de risco, tenham sofrido ferimentos que ensejaram inatividade temporária ou definitiva no desempenho da função policial ou em razão dela, para a defesa da comunidade e patrimônio públicos).
O texto abaixo, divulgado nas redes sociais e creditado sua autoria ao General Paulo Chagas, traduz a realidade do que pensa a população do Brasil e, em especial, a de Brasília. Leia o texto:
QUEM ANDA COM VÂNDALO, VÂNDALO É!
“Em todas as manifestações dessa gente há atuação prioritária de vândalos.
Já disse e repito o ditado popular: "Dize-me com quem andas e te direi quem és".
Quem anda com vândalo, vândalo é. Quem anda com bandido, bandido é. Simples assim.
Todos esses hipócritas são bandidos em busca de liberdade para fazer baderna na via pública e depredações do patrimônio público e privado com o objetivo de intimidar a sociedade ordeira e manter o status da degradação física e moral produzida pela esquerda no Brasil.
Cadeia e repressão para todos, em particular para esses que usam seus cargos para defender a baderna.
A Polícia tem que ter a missão como farol e aplicar a violência legal em proporção intimidadora. Todos sabem o que é certo e o que é errado. Quem se propõe a protestar deve conhecer os limites da liberdade para fazê-lo, bem como as consequências da ultrapassagem desses limites. Não pode haver leniência, diálogo ou negociação de procedimentos com essa gente.
O Comando da PMDF tem que ser intransigente e inflexível na defesa da sua força e da sua exclusiva competência para lidar com esse tipo de ocorrências. Não será nenhuma deputada ou dirigente sindical de segunda categoria que irá ensinar à PM o seu ofício.
Não aceito a possibilidade de o Cmt Geral admitir ser "ensinado" em seu ofício por um bando de baderneiros travestidos de manifestantes e de defensores da democracia.
Politicamente correto é ser SEMPRE mais violento que os violentos.
Estive em várias manifestações, levei minha família, aí incluídos os meus netos, e nunca vi a presença policial como uma ameaça à minha liberdade de protestar, mas, pelo contrário, uma garantia de segurança pessoal e do meu direito.
Só os cafajestes e os bandidos têm medo da Polícia!
General Paulo Chagas.”
Da redação,
Por Poliglota...
|
Posted: 22 Dec 2016 10:01 AM PST
Comunicação Social da Polícia Militar do Distrito Federal
|
Posted: 22 Dec 2016 09:08 AM PST
A Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social, encaminhou nota ao blog através de sua Assessoria de Comunicação Social, esclarecendo a criação do Comitê, objeto da matéria publicada por nosso espaço ontem (21) (Leia Aqui).
Segue abaixo a nota na íntegra:
Prezado Poliglota, boa tarde.
Segue nota da SSP-DF para que seja incluída na matéria com o título
A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social (SSP-DF) esclarece que vem mantendo o diálogo com movimentos sociais para garantir protestos ordeiros e seguros, principalmente depois da criação do Comitê de Pacificação, em abril deste ano. O grupo foi criado à época motivado pelas votações do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e atuou como interlocutor entre a SSP-DF, as forças de segurança e os movimentos na construção de medidas que garantissem protestos democráticos e sem violência. Em apenas um dia de manifestação em abril, com a presença de grupos antagônicos, a Esplanada dos Ministérios reuniu 100 mil pessoas, divididas por um corredor da democracia, sem que houvesse registros de atos de vandalismo como os que aconteceram nos dias 29 de novembro e 13 de dezembro.
Em todo o ano de 2016, Brasília recebeu 151 protestos devidamente comunicados à SSP-DF, dos quais 149 terminaram de forma pacífica com a preservação da incolumidade das pessoas e dos patrimônios público e privado. Nos dois únicos protestos com registros de distúrbios civis a principal estratégia dos órgãos de segurança pública foi preservar a vida das pessoas em primeiro lugar.
Com a criação do Comitê de Pacificação os grupos responsáveis por atos populares passaram a se reunir previamente com a Secretaria da Segurança Pública, traçando em conjunto as melhores medidas de proteção aos manifestantes.
Para o próximo ano, a atuação do Comitê de Pacificação será reformulada em resposta à mudança do perfil das manifestações em Brasília. O principal objetivo é distinguir pessoas que têm o intuito apenas de incentivar práticas de vandalismo daquelas que realmente querem se manifestar de forma democrática e em espírito de paz.
No dia 16 de janeiro, haverá a primeira reunião sobre a nova proposta do Comitê com a presença da secretária da Segurança Pública e da Paz Social Márcia de Alencar, como coordenadora, dos titulares das forças de segurança, o secretário da Casa Civil Sérgio Sampaio, de representantes da sociedade civil e de parlamentares. No encontro serão discutidas as adequações dos protocolos de atuação para garantir a defesa nacional e a segurança pública na Esplanada dos Ministérios.
Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação Social
Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Paz Social do DF
Telefones: +55 (61) 3441-8774/3441-8765/3441-8706/3441-8760
|
Posted: 22 Dec 2016 06:50 AM PST
A cidade do Núcleo Bandeirante-DF completa 60 anos de existência esse mês, mas não tem muito o que comemorar. Quem anda pela cidade pode constatar o que abaixo segue. A senhora idosa do Distrito Federal parece estar abandonada.
Após várias denúncias de lideranças comunitárias, o blog resolveu acompanhar com essas lideranças a atual situação da cidade e pode constatar que a reclamação dos moradores tem fundamentação. “Desde a época do Danúbio, o Núcleo Bandeirante nunca mais teve um administrador que se preocupasse com a cidade, disse uma das lideranças”.
Aos 59 anos, Danúbio Martins foi administrador da cidade de janeiro a junho de 2011 e fez uma boa gestão, aproximando muito a população do governo e da administração e acompanhando de perto as necessidades da cidade. Foi um dos mais próximos cabos eleitorais de Rollemberg que mesmo se comprometendo a reconduzi-lo ao cargo, fez-se de morto e deu as costas para seu aliado. Em seu lugar nomeou Roosevelt Villela, um sargento do Corpo de Bombeiros que não foi eleito e é suplente de distrital, sem nenhuma expressão na cidade.
Quando Rollemberg ainda era um simples candidato ao Buriti em busca de afirmação, a população acreditou em suas promessas de campanha e se entregou de corpo e alma para eleger o primeiro governador genuinamente “Geração Brasília”. Porém, após mais de 3 anos de eleito, o sonho de uma cidade melhor transformou-se quase que num pesadelo, longe daquela cidade agradável para se viver pregada por Rollemberg.
Transporte público
Um das prioridades que deveria ser colocada em prática pelo governo, como prometido em campanha, hoje é sinônimo de abandono. Apesar das obras do viaduto ter facilitado o trânsito na entrada da cidade livre, em seu interior a cidade parece um vilarejo da mais pacata cidadezinha do interior do Brasil. O usuário que depende de coletivos começa seu martírio quando tem que se deslocar às paradas de ônibus que, pasmem, ficam de frente a um poste de iluminação pública. Além disso, mais da metade da cidade não tem paradas de ônibus e em alguns casos sequer uma placa de sinalização. Em períodos de chuva, os usuários se abrigam sob as marquises das lojas até que o coletivo se aproxime e olhe que a construção dessas paradas estão prometidas e aguardadas há 6 anos.
Lixo
Na questão da limpeza pública, durante nosso passeio observamos a quantidade de ratos e baratas nos amontoados de lixos espalhados pela cidade. As lixeiras comunitárias, projeto antigo, não foram instaladas e o lixo é jogado a céu aberto. Vale ressaltar, que a ausência dessas lixeiras já influencia até mesmo o comércio, pois o cheiro de chorume invade os restaurantes, bancos e lojas. “Tem clientes que até param o carro para almoçar, mas quando abrem a porta saem e não voltam devido ao mau cheiro”, disse um proprietário de restaurante na avenida central.
Esporte
Para quem pratica esporte no parque ecológico da Metropolitana, bairro do Núcleo Bandeirante, a situação é constrangedora no local. Não existe um bebedouro ou um banheiro para uso para os mais de 2000 usuários que frequentam o parque diariamente. Atualmente os frequentadores utilizam uma simples torneira para se lavar ou para beber água. A última ducha que havia no local foi instalada pelo ex-administrador Danúbio Martins. As quadras poliesportivas, principalmente as das áreas verdes que contornam a cidade, estão completamente abandonadas e a atual administração sequer fez uma pintura para revitalizá-las. A população questiona: Onde estão os recursos do IPTU?
Vila Cauhy
E a medida que caminhávamos a situação ia ficando pior. A Vila Cauhy, que leva o nome de um dos pioneiros da cidade, está um verdadeiro abandono. Na Praça da Vitória que foi construída a 7 anos o mato toma conta das mesas e bancos instalados e o perigo da proliferação de animais peçonhentos é grande, como cobras, aranhas e escorpiões. O que nos surpreendeu mais foi o parquinho destinado às crianças que se encontra com os brinquedos quebrados e cercado de mato, colocando em risco a segurança das crianças que o utilizam. Em 2015, na época das chuvas a Vila foi inundada por um temporal e a consequente cheia do córrego Riacho Fundo, desabrigando vários moradores. De lá pra cá as promessas de melhorias para evitar nova tragédia ficaram só nas promessas e, graças a Deus, as chuvas desse ano foram mais amenas.
Deficiente Físicos
O descaso com a cidade chegou ao patamar de até mesmo os deficientes físicos, que por Lei devem ser respeitados, estão impedidos de se deslocarem ao comércio para comprar um simples remédio porque as rampas de acesso aos comércios, principalmente na Travessa Dom Bosco, não foram construídas. Os comerciantes reclamam que há 5 anos pedem uma providência a administração e até agora nada. “O ano todo a cidade fez festas na praça central da Igreja do padre Roque. Dinheiro para festas tem, mas para construir uma simples rampa que nos auxilie no deslocamento para nossas necessidades não tem?”, reclamou o senhor Pedro, cadeirante e morador da cidade.
O blog, como mecanismo de divulgação e informação à sociedade se coloca à disposição para que a administração se manifeste. Até o fechamento dessa edição não conseguimos contato com o Administrador da cidade.
Da redação,
Por Poliglota...
Veja mais fotos:
|
You are subscribed to email updates from TEN POLIGLOTA 2012 - PMDF - CBMDF. To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States |
Nenhum comentário:
Postar um comentário