quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Microsoft e LG contrataram palestras do Instituto Lula

A Revista Veja divulgou neste domingo mais uma nova polêmica, uma semana depois de inventar contas fictícias para o Senador Romário do Rio de Janeiro, a publicação se voltou para o seu alvo mais costumeiro, o ex-presidente Lula. Segundo a matéria, o Instituto Lula teria recebido quase 27 milhões de reais nos últimos cinco anos, a maioria deste dinheiro teria sido financiado por palestras para diferentes empresas.
A prática não é incomum, tanto Fernando Henrique, quanto outros ex-presidentes, como Bill Clinton, vivem de dar palestras para grandes organizações ou empresas. Para se proteger das acusações da revista o instituto divulgou a lista das 41 instituições que contrataram os serviços do órgão nos últimos anos. Comprovando que, a priori, os números são mesmo legais.
O problema principal para o ex-presidente é que pelo menos nove milhões de reais oriundos das palestras foram para empresas que agora estão sob a investigação da Lava Jato. Este é um fato problemático, ainda que estas empresas parecem ser tão grandes que é difícil desconectar ela com alguém de qualquer parte do governo, seja ele federal ou estadual. Além de Lula, os governadores PMDBistas do Rio estão envolvidos no processoos presidentes da Câmara e do Senadoos tucanos como José Serra, e mais algumas centenas de políticos brasileiros, apesar da seletividade da revista.
Lula e Bill Gates, vários anos de "parceria"
O que isso interessa ao TudoCelular? Algumas empresas de tecnologia como a LG e a Microsoft estão entre aquelas que pagaram centenas de milhares de reais para ouvir as palestras do Instituto Lula. Sabemos que a maioria delas (pelo que aparece no YouTube) são voltadas para as histórias de superação do ex-presidente, mas muitas também falam sobre gestão de grandes organizações, na medida em que o governo brasileiro parece ser uma ótima analogia para uma gigantesca empresa universalizante .
Além das gigantes de tecnologia, empresas de setores de telecomunicações, construções, comércio e até do ramo alimentício também contrataram palestras de Lula. Você pode conferir a lista completa de 41 instituições por este link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário