segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Microsoft desenvolve tecnologia que permite capturar imagens 3D sem hardware dedicado] MobileFusion permite utilizar uma câmera comum de smartphone ou tablet como um scanner de mapeamento

Microsoft desenvolve tecnologia que permite capturar imagens 3D sem hardware dedicado
Microsoft, através do programa Microsoft Research, desenvolveu uma tecnologia especial chamada MobileFusion, que permite a captura de imagens em 3D através de câmeras convencionais de dispositivos móveis, sem a necessidade de nenhum tipo de hardware dedicado. O funcionamento desta tecnologia é similar à RealSense, e confia-se na captura de vários ângulos da imagem (como se fosse um scanner), criando um modelo em 3D em tempo real, sem a necessidade de processadores especiais ou conexão a internet para tal.
 
Segundo Peter Ondruska, membro da equipe de desenvolvimento e candidato a um Ph.D na Universidade de Oxford, é possível utilizar-se do recurso para “captar objetos em 3D a partir de um processo similar a uma fotografia”. O próprio usuário captura o objeto da foto rodando ao redor dele, mapeando sua estrutura, processo que pode ser conferido no vídeo abaixo:
Como podemos ver, tudo acontece em tempo real, compilado na frente do usuário através de uma análise quadro-a-quadro de toda a estrutura, resultando em um modelo 3D (ainda que não tão cheio de detalhes, mas vale lembrar que a tecnologia ainda está sendo aprimorada).

Essa tecnologia poderá, inclusive, ser usada para mapear coisas que serão impressas em impressoras 3D, ou quem sabe, melhorar ainda mais a experiência de uso em aplicativos de realidade aumentada. A equipe de desenvolvimento por trás da MobileFusion está se preparando para apresentá-la no Simpósio Internacional de Realidade Aumentada e Mista, que acontecerá do dia 29 de Setembro a 3 de Outubro em Fukuoka, no Japão; Inclusive, eles já estão trabalhando em torna-la compatível com todo tipo de aparelho móvel, independente do sistema operacional. Interessante, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário