Vale a pena migrar para o Bilhete Único Mensal em São Paulo?
Veja também como funcionará o passe livre para estudantes que será regulamentado
M. R. São Paulo 9 ENE 2015 - 15:21 BRST
Ao lado do anúncio da nova tarifa para o transporte público – ônibus, trens e o metrô passaram de 3 reais para 3,50 nesta terça-feira – a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo anunciaram o passe livre estudantil como uma forma de contrapor o ônus do reajuste.
Polêmico desde o anúncio, em dezembro do ano passado, o benefício para os estudantes provoca dúvidas. Como será de uso conjunto para o transporte municipal (ônibus) e o Estadual (trem e metrô), as regras terão de ser definidas em conjunto entre Prefeitura e Governo do Estado.
A assessoria de imprensa do metrô afirmou que ainda não sabia exatamente como as regras seriam definidas, já que depende da regulamentação, prevista para ocorrer na próxima semana. Mas a Prefeitura de São Paulo respondeu à maioria das questões. Veja abaixo os principais pontos do reajuste e quem pode se beneficiar do passe livre estudantil e quando vale a pena migrar do Bilhete Único para os bilhetes temporais (Mensal, Semanal e Diário) para tentar driblar o novo aumento das tarifas:
Pergunta. Quantas pessoas vão, de fato, pagar a nova tarifa?
Resposta. Segundo os dados da São Paulo Transportes (SPTrans), 51% dos usuários do sistema, ou 1,95 milhão de pessoas, deverão, num primeiro momento, sentir o aumento da tarifa. A Prefeitura de São Paulo, no entanto, acredita que este número deverá diminuir significativamente para os usuários que optarem pelo Bilhete Único Mensal.
Resposta. Segundo os dados da São Paulo Transportes (SPTrans), 51% dos usuários do sistema, ou 1,95 milhão de pessoas, deverão, num primeiro momento, sentir o aumento da tarifa. A Prefeitura de São Paulo, no entanto, acredita que este número deverá diminuir significativamente para os usuários que optarem pelo Bilhete Único Mensal.
P. Por que algumas pessoas devem migrar para o Bilhete Único Mensal?
R. Embora a Prefeitura afirme que o Bilhete Único Mensal terá a tarifa congelada, o que ocorre de fato é que o preço fixo desse cartão é 140 reais. Quem antes usava dois ônibus por dia – um para ir e outro para voltar do trabalho, por exemplo – gastava uma média de 132 reais por mês, em 44 viagens. Com a nova tarifa, esse valor subiria para 154 reais ao mês, o que torna mais vantajoso migrar para o Bilhete Único Mensal, que pode ser usado quantas vezes o usuário quiser pelo valor de 140 reais ao mês. Basicamente, para o usuário que faz mais de 41 viagens ao mês, compensa migrar para o Bilhete Único Mensal.
R. Embora a Prefeitura afirme que o Bilhete Único Mensal terá a tarifa congelada, o que ocorre de fato é que o preço fixo desse cartão é 140 reais. Quem antes usava dois ônibus por dia – um para ir e outro para voltar do trabalho, por exemplo – gastava uma média de 132 reais por mês, em 44 viagens. Com a nova tarifa, esse valor subiria para 154 reais ao mês, o que torna mais vantajoso migrar para o Bilhete Único Mensal, que pode ser usado quantas vezes o usuário quiser pelo valor de 140 reais ao mês. Basicamente, para o usuário que faz mais de 41 viagens ao mês, compensa migrar para o Bilhete Único Mensal.
P. Quais as outras opções de bilhetes que podem ser vantajosas?
R. O Bilhete Único Semanal, que custa 38 reais, vale a pena para quem fizer mais de 11 viagens pagas por semana. Já o Bilhete Único Diário custa 10 reais e vale a pena para quem faz mais de três viagens pagas por dia.
R. O Bilhete Único Semanal, que custa 38 reais, vale a pena para quem fizer mais de 11 viagens pagas por semana. Já o Bilhete Único Diário custa 10 reais e vale a pena para quem faz mais de três viagens pagas por dia.
P. Como eu posso adquirir os bilhetes mensal, semanal ou diário?
R. É preciso realizar um cadastro, por meio do site da SPTrans, informando dados pessoais e enviando uma foto digitalizada. Após o cadastro, a Prefeitura avisa, por e-mail, quando e onde o usuário deverá buscar o novo cartão. O usuário escolhe, na hora da recarga, se quer usar o modo diário, semanal ou mensal.
R. É preciso realizar um cadastro, por meio do site da SPTrans, informando dados pessoais e enviando uma foto digitalizada. Após o cadastro, a Prefeitura avisa, por e-mail, quando e onde o usuário deverá buscar o novo cartão. O usuário escolhe, na hora da recarga, se quer usar o modo diário, semanal ou mensal.
P. Incluindo idosos (que a partir dos 60 anos têm gratuidade no transporte) e os estudantes beneficiados pelo passe livre, qual é o número de pessoas que terá direito ao transporte gratuito e quanto isso representa no percentual do transporte público?
R. Cerca de 505.000 estudantes, sendo aproximadamente 360.000 da rede pública e 145.000 da rede particular, incluindo os de nível superior. Os idosos são 890.000, além de 220.000 pessoas com gratuidade por motivo de saúde, totalizando 13% dos usuários do sistema.
R. Cerca de 505.000 estudantes, sendo aproximadamente 360.000 da rede pública e 145.000 da rede particular, incluindo os de nível superior. Os idosos são 890.000, além de 220.000 pessoas com gratuidade por motivo de saúde, totalizando 13% dos usuários do sistema.
P. Quais são os estudantes que poderão ser beneficiar pelo passe livre?
R. O passe livre para estudantes entrará em vigor no início deste ano letivo. A princípio, o benefício seguirá as mesmas regras do passe escolar, que são três, conforme decreto de 1948:
R. O passe livre para estudantes entrará em vigor no início deste ano letivo. A princípio, o benefício seguirá as mesmas regras do passe escolar, que são três, conforme decreto de 1948:
1 – A escola frequentada deve ser localizada no município de São Paulo
2 – A residência do estudante deve estar localizada a uma distância mínima de um quilômetro da escola
3 – Deve existir uma ligação de transporte coletivo entre a residência do estudante e a escola
2 – A residência do estudante deve estar localizada a uma distância mínima de um quilômetro da escola
3 – Deve existir uma ligação de transporte coletivo entre a residência do estudante e a escola
Terão direito os alunos de escolas públicas de ensino fundamental e médio. No caso dos estudantes do ensino superior pago, o princípio geral será o de beneficiar alunos que se enquadram nas regras de acesso ao PROUNI e ao FIES (programas de financiamento estudantil). No caso das universidades públicas, esse assunto ainda é objeto de estudo e será tratado durante a regulamentação. De acordo com o secretario de Transportes, Jilmar Tatto, em declaração ao UOL, “o aluno da USP que requerer essa tarifa terá de comprovar que é de baixa renda”. De acordo com ele, o corte de renda para que os alunos de universidades públicas requeiram a tarifa zero deverá ser de um salário mínimo e meio per capita na família.
P. O que um estudante deve fazer para ser beneficiado pelo passe livre?
R. Deve se cadastrar no site da SPTrans logo após a regulamentação, prevista para a semana que vem.
R. Deve se cadastrar no site da SPTrans logo após a regulamentação, prevista para a semana que vem.
P. O passe livre estudantil funcionará o ano todo, ou apenas durante o ano letivo?
R. Historicamente, o único mês em que não se entrega o desconto da meia passagem é o de janeiro. O critério para o funcionamento do Passe Livre será regulamentado na próxima semana.
R. Historicamente, o único mês em que não se entrega o desconto da meia passagem é o de janeiro. O critério para o funcionamento do Passe Livre será regulamentado na próxima semana.
P. O aumento da tarifa implicará na melhoria dos serviços?
R. Segundo palavras da Prefeitura de São Paulo: "É importante lembrar que desde o último reajuste (janeiro de 2011), a inflação acumulada foi de 27%, enquanto o reajuste da tarifa básica ficou em 16,67%. Na média de todos os usuários pagantes, o reajuste (considerando os congelamentos dos temporais e a gratuidade para os estudantes) foi de 7,4%. Desde o início de 2013, a Prefeitura de São Paulo prioriza o transporte público. Um exemplo disto foi a criação de 461 quilômetros quilômetros de faixas exclusivas (369,7 quilômetros construídos nesta gestão), que diminuíram em 40 minutos a média de tempo das viagens em relação a 2012, o que significa cerca de 4 horas por semana a menos. Além disto, nos próximos meses será feita a nova licitação que deverá requalificar todo o sistema, a estrutura dos veículos, tecnologia embarcada, circulação, cumprimento de viagens etc".
R. Segundo palavras da Prefeitura de São Paulo: "É importante lembrar que desde o último reajuste (janeiro de 2011), a inflação acumulada foi de 27%, enquanto o reajuste da tarifa básica ficou em 16,67%. Na média de todos os usuários pagantes, o reajuste (considerando os congelamentos dos temporais e a gratuidade para os estudantes) foi de 7,4%. Desde o início de 2013, a Prefeitura de São Paulo prioriza o transporte público. Um exemplo disto foi a criação de 461 quilômetros quilômetros de faixas exclusivas (369,7 quilômetros construídos nesta gestão), que diminuíram em 40 minutos a média de tempo das viagens em relação a 2012, o que significa cerca de 4 horas por semana a menos. Além disto, nos próximos meses será feita a nova licitação que deverá requalificar todo o sistema, a estrutura dos veículos, tecnologia embarcada, circulação, cumprimento de viagens etc".
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