terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Suplicy assumirá Secretaria de Direitos Humanos na Prefeitura de SP

20/01/2015 06h57 - Atualizado em 20/01/2015 07h03

Suplicy assumirá Secretaria de Direitos Humanos na Prefeitura de SP

Ex-senador diz ter aceitado convite de Fernando Haddad para o posto.
Petista se movimenta em busca de aliados para as eleições de 2016.

Do G1, em São Paulo
  •  
Suplicy diz ter aceitado o convite de Fernando Haddad para ocupar secretaria na Prefeitura de São Paulo (Foto: Reprodução/Facebook Oficial Eduardo Suplicy)Suplicy diz ter aceitado o convite de Fernando Haddad para ocupar secretaria na Prefeitura de São Paulo (Foto: Reprodução/Facebook Oficial Eduardo Suplicy)
O ex-senador Eduardo Suplicy (PT) anunciou em sua página oficial no Facebook que aceitou o convite do petista Fernando Haddad para ocupar a Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo. Ele vai assumir o posto que atualmente é de Rogério Sotilli.
"Estou muito feliz em poder colaborar com o prefeito Fernando Haddad, com quem tenho a maior afinidade. Aceitei, extremamente honrado, o convite para ocupar a Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo. Tenho o maior apreço pelo secretário Rogério Sotilli, que tem feito um belo trabalho", ressaltou Suplicy em sua postagem.
Suplicy faz o movimento contrário a sua ex-mulher, Marta Suplicy, que recentemente criticou a presidente Dilma Rousseff e lideranças do PT. Em entrevista ao jornal "O Estado de S.Paulo", ela afirmou "ou o PT muda ou acaba".
Secretariado
Na última semana, Haddad fez a principal mudança visando a reeleição no ano que vem, ao dar posse ao ex-deputado Gabriel Chalita (PMDB) para a Secretaria de Educação.  E a equipe pode sofrer novas mudanças por conta da estratégia de aproximação com partidos que podem ser aliados nas eleições.
Entre os alvos está o PR, do ex-vereador paulistano e agora ministro dos Transportes Antônio Carlos Rodrigues, suplente da senadora e ex-ministra da Cultura Marta Suplicy. Também pode haver esforço para aproximação com o PSD, do ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, agora ministro das Cidades, mas isso depende do interesse ou não de Kassab de concorrer à Prefeitura de São Paulo em 2016.
O senador Eduardo Suplicy se emociona durante discurso na tribuna do Senado (Foto: Marcos Oliveira / Agência Senado)Suplicy se emociona no discurso de despedida
do Senado (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)
Histórico de Eduardo Suplicy
Nascido em 21 de junho de 1941, Eduardo Matarazzo Suplicy é o oitavo dos 11 filhos de Filomena Matarazzo Suplicy e Paulo Cochrane Suplicy. Em 1964 conclui o curso de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e se casa com Marta Tereza Smith de Vasconcellos, com quem tem os filhos Eduardo, André e João.
Entre as décadas de 60 e 70, Suplicy leciona na FGV e na Universidade de Stanford, conclui PhD em Economia na Michigan State University, escreve artigos de economia nos jornais Última Hora e Folha de São Paulo e candidata-se pela primeira vez pelo MDB e se elege como deputado estadual.
Nos anos 1980 participa da fundação do Partido dos Trabalhadores, é eleito deputado federal, candidata-se a Prefeito e a governador pelo PT e em 88 torna-se o vereador de São Paulo. Em 90 torna-se senador, cargo que ocupou por outros dois mandatos.
Nas eleições de outubro do ano passado, Eduardo Suplicy perdeu a cadeira de senador por São Paulo para José Serra (PSDB), que teve 58,49% dos votos contra 32,53% do petista. Ele desempenhou a função por 24 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário