HOJE às 13:54
Kiev e rebeldes trocam novas acusações de violação de cessar-fogo
As autoridades de Kiev e os rebeldes voltaram a trocar acusações de violação do cessar-fogo estipulado entre as partes em conflito a 9 de Dezembro com a mediação da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa) e da Rússia.
Segundo boletim militar de Kiev, os insurrectos violaram em 10 ocasiões a trégua nas últimas 24 horas ao disparar contra as posições das tropas no aeroporto da cidade de Donetsk e nas localidades de Nikishino, Bogdanovka e Orlovskaya.
Além disso, terão utilizado sistemas de lançamento de mísseis Grad nos arredores da cidade Gnutovo e mísseis antitanque na cidade de Novi Aidar.
Já os separatistas acusaram o exército de Kiev de abrir fogo de artilharia nas imediações do aeroporto Sergei Prokofiev, em Donetsk, e no norte desta cidade.
«As nossas posições foram atacadas em 16 ocasiões, 30% das violações foram registadas em Nikishino, onde os militares usaram tanques e artilharia», disse um porta-voz dos separatistas à agência russa Interfax.
Além disso, segundo os rebeldes pró-Rússia, ocorreram ataques de artilharia no distrito Trudovskiye, onde uma pessoa ficou ferida por tiros de canhão, enquanto dois edifícios residenciais foram danificados pelo impacto dos projécteis.
Segundo a ONU, quase cinco mil pessoas, entre civis e combatentes, morreram no leste da Ucrânia desde meados de Abril de 2014. O conflito provocou, além disso, o êxodo de centenas de milhares de pessoas
Nenhum comentário:
Postar um comentário