segunda-feira, 7 de março de 2016

TCE investiga abandono das obras da Copa em Pernambuco

Tribunal de Contas do Estado também apura se houve superfaturamento.
Dois anos depois, viadutos, paradas do BRT e terminais não estão prontos.


Para receber a Copa do Mundo de 2014, o Recife passaria por reformas em variadas áreas. Na mobilidade, por exemplo, os planos vinham desde cortar a Região Metropolitana por grandes corredores exclusivos para Bus Rapid Transit (BRT), até viabilizar a navegação pelo Rio Capibaribe. Quase dois anos depois, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) investiga o superfaturamento das obras, o desperdício do dinheiro público e o abandono do serviço. [Veja vídeo acima]

Orçados em mais de R$ 150 milhões, os corredores Norte e Sul ainda não estão prontos dois anos depois - mais de R$ 50 milhões já foram pagos pelas obras. O corredor da BR-101, que ia ligar os terminais Leste/Oeste e Norte/Sul, nem saiu do papel. O dinheiro foi depositado na conta do estado, mas os engenheiros depois descobriram que um gasoduto passa pelo meio da rodovia e o trabalho não poderia ser feito.
A conselheira do TCE Teresa Duere acredita que o legado deixado pela Copa foi de problemas. "Eu acho que a Copa deixou um legado de muitos problemas e temos que enfrentá-los. Deixou um pouco de desânimo da população em relação ao que foi vendido como mobilidade, não é? O Tribunal tenta buscar de toda forma que o cidadão tenha menos dano e que consiga o estado, através do governador Paulo Câmara e da sua equipe, terminar algumas obras que são fundamentais", afirmou a conselheira.
Já os BRTs passaram a operar na capital pernambucana. Apesar do projeto ter ficado quase pronto, as vias de trânsito rápido nem sempre tem pista exclusiva, o que prejudica alguns trajetos. Em alguns trechos, as paradas sequer ficaram prontas, o que impossibilita que o veículo pare para pegar passageiros. Os Terminais Integrados de Abreu e Lima e Caxangá estão quase prontos, mas seguem abandonados.
Próximo à Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, um viaduto projetado para ser usado durante os jogos da copa sequer ficou pronto. De acordo com o engenheiro do TCE Caio Melo, mesmo sem ter sido finalizada a obra já possui problemas. "Já tem partes comprometidas da estrutura que vão ter que ser reforçadas ou substituidas", garantiu. O gasto no viaduto foi de R$ 47 milhões. A previsão inicial era de R$ 9 milhões, mas, mesmo gastando cinco vezes este valor, a obra não foi finalizada.
Em nota, o governo afirma que abriu licitação para concluir a obra do viaduto, mas não deu prazo. Sobre os terminais que não funcionam, o governo de Pernambuco promete que o de Abreu e Lima estará funcionando a partir do mês que vem, enquanto para o Terminal Caxangá, vão contratar uma empresa para manter a obra.
Desapropriação para obras
Muitas pessoas tiveram que deixar suas casas para que fossem concretizados projetos de mobilidade. O comerciante Jorge Rosendo foi um dos moradores que teve que deixar sua casa. No lugar, ao invés de um ponto de embarque e desembarque de veículos especiais, uma garagem improvisada de uma companhia de ônibus. "Dá um desânimo de viver, um aperto no coração, uma raiva. Se tivesse sido por escolha nossa, não teríamos saído daqui. Morei com as minha irmã, com meus pais, meu pais faleceram todos aqui. Meu trabalho nasceu daqui", disse, entristecido o comerciante.
O imóvel dele foi avaliado pelo estado por R$ 237 mil. Jorge conta que só recebeu R$ 160 mil até então. A conta do legado que não ainda não ficou pronto, de acordo com a conselheira do TCE Teresa Duere vai ser paga pelo povo. "O que nós temos que fazer é apontar responsabilidades dentro de um julgamento, diminuir o dano à população que é quem tem menos culpa de tudo isso", finalizou Teresa.

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