quinta-feira, 17 de março de 2016

Tensão na Praça dos Três Poderes. PM mobilizada para confrontos entre grupos pró e contra Dilma e Lula



Fotos: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Petistas se reúnem em frente a Palácio do Planalto para acompanhar a posse do ex-presidente como ministro. Movimento Vem pra Rua também comparece


Tensão na Praça dos Três Poderes. A quinta-feira (17/3) mal havia começado e os primeiros manifestantes já se reuniam nas proximidades do Palácio do Planalto para mostrar apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que toma posse nesta manhã como ministro da Casa Civil. Ao contrário do protesto dessa quarta (16), em que apenas grupos contrários ao governo da presidente Dilma Rousseff e ao Partido dos Trabalhadores se manifestaram, as forças de segurança trabalham com a possibilidade de confrontos mais intensos, uma vez que petistas e integrantes do movimento Vem pra Rua ocupam espaço no local. Lula, novo ministro da Casa Civil, já desembarcou em Brasília.
Acompanhe em tempo real
  Panelaço em Taguatinga, Águas Claras e Noroeste
O clima de protesto não se limita apenas à Esplanada dos Ministérios. Moradores de regiões como Taguatinga, Águas Claras e Noroeste fazem panelaço e buzinaço.
  “Lula, ladrão, é o pai da facção"
Um dos gritos entoada pelo grupo contra governo é “Lula, ladrão, é o pai da facção", em referência á novela "A regra do jogo"
  Linha da PM separa os manifestantes
A Polícia Militar trabalha para evitar que os dois grupos entrem em confronto. Linhas de bloqueio são formadas para evitar que os manifestantes pró-impeachment cheguem à Praça dos Três Poderes, onde estão os manifestantes favoráveis à presidente Dilma. No momento, há 400 manifestantes na Praça dos Três Poderes e outros 400 que tentam acessar o local.

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
  Lula assume a Casa Civil
O ex-presidente Lula toma posse e assume oficilamente a Casa Civil. Leia aqui.

Foto: Michael Melo/Metrópoles
  Hashtag #OcupaBrasilia bomba no Twitter
  Buzinaço do lado de fora do Planalto
  Socos e pontapés
Militantes do PT hostilizam três pessoas que passam na Praça dos Tres Poderes. Um militante chegou a dar dois socos em um homem, mas a confusão acabou rapidamente com a atuação da policia.
  Manifestantes pró-Lula se acalmam
  Dilma diz que conta com experiência de Lula
  Provocação continua
Defensores do PT gritam "Já tomou posse" para os manifestantes Pró-impeachment
  Cavalaria da PM é acionada
Foto: Lilian Tahan/Metrópoles
  Duas pessoas são detidas
A Polícia Militar confirma a prisão de duas pessoas durante os protestos na Esplanada dos Ministérios. Eles foram levados para 5ª Delegacia de Polícia.
  2.300 manifestantes na Esplanada
Segundo números atualizados da PM, protesto conta com 300 manifestantes a favor do PT e 2 mil contra.
  "Vergonha", grita manifestante durante posse de Lula
Durante a posse do ministro Lula, um manifestante gritou "Vergonha!" e foi vaiado pelas pessoas presentes. Logo depois, um coro de "Não vai ter golpe" começou a entoar dentro do salão do Palácio do Planalto. Leia aqui.
  Lula toma posse
O ex-presidente Lula toma posse neste momento como ministro da Casa Civil.Acompanhe aqui!

Foto: Michael Melo/Metrópoles
  Petista é perseguida
Uma manifestante com camiseta vermelha é perseguida pelo grupo pró-impeachment. Ela tentou se proteger no prédio do Congresso e teve de ser escoltada pela polícia Legislativa.

  Manifestantes pró-Lula
  Manifestantes entram em confronto
Novo conflito entre manifestantes. Um homem e uma mulher com camisas vermelhas são hostilizados nas proximidades do Congresso Nacional. Policiais utilizam gás de pimenta
  Grupos se aproximam
  #QuedaDoPlanato lidera os TTs
  PM usa spray de pimenta
  Clima quente
Grupos pró e contra o governo se hostilizam
  1,2 mil PMs mobilizados
A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social informa que há 1,2 mil policiais militares, 150 bombeiros e 80 agentes do Detran mobilizados para atuar nas manifestações de hoje.
  Briga entre manifestantes


  Barreira de contenção
PM informa que neste momento 300 manifestantes pró-governo em frente ao Palácio do Planalto. Outros 300 contra o governo estão sendo contidos na altura do Congresso Nacional
  Grupos contrários
Um pequeno grupo contrário ao PT, de aproximadamente 20 pessoas, tenta se aproximar do local onde estão os apoiadores de Lua, no entanto, são contidos pela Polícia Militar
  Polícia tranquiliza situação
Após correria e início de confronto, situação começa a se apaziguar
  Polícia fecha a subida do Eixo Monumental

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
  Começam os confrontos


  Vem pra Rua organiza ato
Já o movimento Vem pra Rua está convocando os manifestantes para se reunirem em frente ao Palácio do Planalto às 10h.
  Ato de paz
Ele não acredita que haverá confronto. "Vivemos na democracia, há espaço para todos", completou. Para o parlamentar, a Justiça tem se mostrado seletiva, perseguindo os petistas. "Para esse Moro (juiz Sérgio Moro, que conduz a Lava Jato), só tem petista corrupto. Ninguém investigou o Aécio (Áecio Neves, senador do PSDB). Por quê?", questiona.
  Chico Vigilante também comparece
Quem também chegou cedo foi o deputado distrital Chico Vigilante (PT). "Poderia estar dentro do Planalto. Mas vim acompanhar essa posse aqui do lado de fora, com os trabalhadores, porque o PT é um partido da rua, que defende o povo", justificou.

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
  Presidente do PT-DF no protesto
O presidente do PT-DF, Roberto Policarpo, está desde às 6h na frente do Planalto. "É um dia importante. Lula é o maior líder da América Latina. Ele iniciou uma mudança importante no Brasil e vai continuar. É um momento especial para o PT, porque a entrada de Lula vai favorecer o relacionamento com os movimentos sociais. Como ministro, ele vai melhorar essa relação com o governo", disse.

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
  Trânsito desviado
Na Esplanada dos Ministérios, o trânsito já está sendo desviado na altura do Congresso Nacional, na Avenida das Bandeiras. A passagem de veículos para a Praça dos Três Poderes foi fechada por equipes do Detran-DF. Caso seja necessário, poderá ocorrer o bloqueio parcial ou total também da via N1, sentido Esplanada/Rodoviária.
  PMs de prontidão
Sete mil policiais militares estão de prontidão (aquartelados) desde as primeiras horas do dia. Até os PMs lotados nos postos administrativos foram convocados para trabalharem nesta quinta com a farda operacional, pois, se houver necessidade, eles também irão para as ruas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário